Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Saiba como cuidar dos seus vestidos, com 10 dicas da 5àsec

A especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, dá 10 dicas sobre como cuidar e armazenar de forma correta vestidos, de diferentes tecidos, e outras peças de vestuário que precisam de cuidados específicos.

Se manchar, qual a ação imediata a tomar para evitar danos?

Para evitar danos futuros nos vestidos, é importante remover o excesso do produto com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Não é necessário utilizar produtos caseiros, como o vinagre, por exemplo. O correto é enviar para uma lavanderia especializada e de sua confiança para que eles possam fazer o processo de retirada de mancha com as técnicas e produtos adequados.

Pode passar ou não?

O vestido pode ser passado, mas deve haver um cuidado muito grande. Dependendo o tipo do tecido, o ferro não pode estar em uma temperatura muito quente, pois ele pode danificar a peça.

Como preservar no armário?

Ao armazenar o vestido evite a claridade da iluminação artificial (lâmpada). Se a luz bater diretamente no vestido, ela pode descolorir a peça e deixar ela amarela.

O que fazer se ele mofar? O que fazer para não amarelar?

Se o vestido estiver mofado, é ideal é lavar a peça com cuidado e produtos específicos. É importante que ele seja armazenado sempre limpo. Os produtos neutros são os mais indicados para lavar os vestidos, pois é necessário levar em conta o tipo de tecido e as fibras mais delicadas. A cada três meses tire a peça do guarda-roupa e coloque para tomar sol e arejar. É importante guardar a peça de roupa sempre limpa e em sacos de TNT.

O que fazer para tirar manchas de guardado?

Caso o vestido esteja manchado, use produtos não clorados e faça o mesmo procedimento dos cuidados de peças mofadas.

E para tirar cheiros?

Dentro do armário, você pode colocar os capturadores de odor que são vendidos em mercados tradicionais. Mas lembre-se, coloque a peça para tomar sol, mas não deixe a peça o dia inteiro no sol, pois isso pode danificá-la.

É melhor não lavar nunca?

Cada peça precisa ser avaliada por uma profissional, para verificar se ela deve ser lavada ou não. Dependendo do tecido e da fibra, lavar é o melhor tratamento.

Como tirar manchas de suor, desodorante, antigas?

Depende do tipo do tecido do vestido. Se for um vestido feito em seda, ele não pode ser lavado na água quente, somente com detergente neutro. Alguns tecidos permitem que se aplique uma pequena quantidade de solução dissolvida em água quente para remover as manchas de desodorante. Nunca guarde a peça sem remover as manchas.

Como evitar que o tecido “apodreça”, resseque e fique mais frágil?

Dentre todos os cuidados citados acima, para que a peça não danifique, coloque no sol, mas não por muito tempo. Não lave todos os meses, pois o vestido pode ficar danificado. Siga as demais orientações de armazenamento e conservação da peça, para que o vestido esteja sempre com aspecto de novo.

Como limpar e higienizar itens de camurça?

As peças de camurça necessitam de uma atenção especial constante, tempo que também pode variar de acordo com a sua utilização, pois ela é um material poroso de superfície veludínea e permeável. Se for lavada incorretamente pode ocasionar riscos e manchas. Não tente retirar as manchas mais difíceis em casa. Delegue a um profissional qualificado e de sua confiança, pois tentativas de limpeza dessas peças podem causar danos irreversíveis. Mande-as para lavanderia, ao menos uma vez ao ano, e nunca guarde as roupas sujas, pois isso dificulta e compromete o serviço de limpeza. Por ser sensível, a camurça não pode ser exposta à luz, seja ela natural ou artificial, pois podem desbotar com maior facilidade. Os sacos plásticos são os grandes vilões das roupas de camurças. Utilize as capas de TNT porque são vazadas e permitem a entrada de ar e, assim evitam o aparecimento de mofo.

Sobre a 5àsec:

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com 442 unidades em todo o território brasileiro.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento