Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Saiba como três cidades do Norte de SC se preparam para a temporada de verão nas praias

As praias da região Norte de Santa Catarina já começaram a receber os turistas, mas a temporada começa oficialmente nesta terça-feira. Neste período, a tendência é que a população dos balneários aumente entre três a cinco vezes em relação ao resto do ano e, por isso, ações dos órgãos públicos preveem a segurança e o conforto para todos.

“AN” visitou as praias de São Francisco do Sul, Barra do Sul e Barra Velha para conferir a estrutura para receber os turistas durante as férias de verão. Sobre a temporada de verão, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa de turistas em São Francisco do Sul é de 450 mil pessoas.

Abastecimento de água

São Francisco do Sul
A Águas de São Francisco do Sul instalou uma nova adutora, a Olaria, que será responsável pela captação de água bruta em uma média de 60 litros por segundo, destinada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rocio Grande, que abastece o Centro e os balneários.

Para diminuir os riscos de rompimento de adutora, foram instaladas ventosas na adutora que abastece as praias e, para garantir o pleno funcionamento das unidades, foram instalados geradores de energia em pontos estratégicos do sistema.

Neste ano, os clientes também podem se comunicar com a concessionária por meio do WhatsApp, pelo número (47) 99234-1414, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, para verificar a viabilidade de nova ligação, comunicar vazamentos, informar problemas no abastecimento e registrar qualquer situação referente ao trabalho da concessionária.
Para situações de emergência depois das 19 horas, o canal de comunicação é, exclusivamente, o 0800-595-4444.

Barra do Sul
Em Balneário Barra do Sul, ocorre a ativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Perequê, que garante 100 litros de água por segundo à cidade, além dos três poços convencionais que permitem a captação de 50 litros por segundo.

A capacidade de abastecimento da cidade deve chegar a 140 litros por segundo entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, o suficiente para atender a 100 mil pessoas neste período. Sob o risco de faltar energia elétrica, a Casan está locando mais um gerador, garantindo assim água para a população mesmo se houver problemas na rede elétrica.

Barra Velha
Recentemente, o balneário ganhou um novo reservatório de um milhão de litros que deve assegurar o pleno abastecimento. A obra, concluída neste mês, vai aumentar em 50% a capacidade de reserva do sistema de abastecimento do município. O novo reservatório vai beneficiar os bairros São Cristóvão e Itajuba. Eles têm 20 mil habitantes durante o ano, mas a população triplica durante o verão.

Infraestrutura nas praias

São Francisco do Sul
As praias de Itaguaçu, Ubatuba, Enseada e Praia do Sol (Prainha), em São Francisco do Sul, quase não apresentam problemas em sua estrutura para receber turistas. Todas elas tinham postos salva-vidas e chuveiros instalados, além de vagas de estacionamento. Na praia de Ubatuba, o deque de madeira que está sendo construído sobre a restinga ainda não foi concluído, e na praia da Enseada, um deque quebrado compromete a segurança dos turistas.

Barra do Sul
Em Barra do Sul, o município espera recursos do Governo do Estado e da União para fazer os reparos após a ressaca que atingiu a cidade em 28 de outubro. Foram previstos cerca de R$ 3 milhões para recuperação da orla, ainda sem data para serem repassados à Prefeitura. Por enquanto, os danos foram minimizados com maquinário próprio, limpeza das praias e contenções em alguns trechos.

Dos seis postos da cidade, dois foram destruídos pela maré alta do fim de outubro e reconstruídos em madeira. No dia da visita de “AN” à Barra do Sul, a família de Janaina Alves e Jonas Fomer saiu da praia e foi pega de surpresa ao tentar abrir os chuveiros na Boca da Barra e não encontrar água.

– Se eu soubesse, não tinha entrado na água – disse Jonas.

Segundo a Prefeitura, aqueles chuveiros estavam em construção quando a ressaca ocorreu e, por isso, as obras foram paradas, mas há outros dois pontos com chuveiros na cidade. No mesmo local, o deque de acesso à praia foi parcialmente destruído pela maré alta e, agora, está fechado. Como a orla foi transformada pela força da água, a faixa de areia ficou menor e o layout do deque será modificado para adequar-se.

O projeto está sendo refeito mas não deve ficar pronto para esta temporada, já que novos pedidos de autorização junto à Secretaria de Meio Ambiente terão de ser feitos, pois o deque está sobre área de preservação ambiental.

Barra Velha
As praias de Barra Velha também foram atingidas pela ressaca de 28 de outubro. As mais afetadas foram a Praia Central, da Península e do Grant — mais de 30 toneladas de areia foram retiradas das pistas e calçadões. Os reparos foram feitos pela Secretaria de Obras, seguido pelo trabalho de paisagismo, em reparos que custaram R$ 500 mil, bancados com o orçamento da Prefeitura.

O posto de salva-vidas da Praia Central, que foi destruído pela maré, foi reconstruído em novo local, para ficar mais centralizado na praia, e deveria ter sido concluído no último final de semana. Já os chuveiros na Beira-mar foram retirados, medida adotada pelo governo municipal após conversas com a Casan.

Segundo o órgão, havia muito desperdício de água por parte dos usuários, já que eles utilizavam o chuveiro na praia, na área externa de casa e o banho final.

Guarda-vidas

São Francisco do Sul
Desde fim de semana passado, a cidade recebe o efetivo máximo de guarda-vidas: serão 49 por dia, divididos em 18 postos de oito praias. Apenas o Capri e o Linguado não recebem guarda-vidas, porque não preenchem os critérios necessários para policiamento (uma união de histórico de acidentes, análise de risco pela característica do mar e movimento de turistas).

Forte — 1
Itaguaçu — 3
Ubatuba — 3
Enseada — 2
Mole — 1
Prainha — 1
Praia Grande — 1
Ervino — 6

Barra do Sul
Serão 34 guarda-vidas divididos em oito postos pela cidade.

Boca da Barra — 2
Rua José Fortunato — 1
Rua Nereu Ramos — 1
Final da Rua Carlos Posi — 1
Rua Jane Teresinha — 1
Praia da Salinas — 1
Costeira — 1

Barra Velha
São 50 guarda-vidas, 40 por dia, em dez pontos.

Lazer

Barra do Sul
Na noite de 31 de dezembro, haverá cerca de 12 minutos de queima de fogos na Boca da Barra. A próxima programação da cidade é entre 7 e 9 de janeiro, quando ocorrem as festividades de aniversário de emancipação de Barra do Sul. No dia 7, a partir das 19 horas, haverá Marcha para Jesus.

Em 8 de janeiro, shows com bandas locais fazem o esquenta para o evento de aniversário, no dia 9, que contará com a banda Sorriso Lindo. Toda a programa-
ção ocorre na praça central.

São Francisco do Sul
Até o fechamento desta edição, ainda não havia programação definida para a virada do ano. Entre os dias 13 e 29 de janeiro, haverá o Estação Verão, promovida pelo Sesc em parceria com a Prefeitura.

Barra Velha
O show da virada ocorre na Praia Central a partir das 23 horas, com a Banda Seven e queima de fogos de artifício. A partir do dia 1º de janeiro, a programação de verão fica sob responsabilidade da nova gestão.

População

São Francisco do Sul
População fixa: 49.658
População durante a temporada: 170 mil

Barra do Sul
População fixa: 10.073
População durante a temporada: 50 mil

Barra Velha
População fixa: 35 mil
População durante a temporada: 100 mil

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê