Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Saiba por que Santa Catarina tem o melhor mel do mundo

Para muitos catarinenses, o som mais corriqueiro é o zumbido das abelhas, acompanhado de algumas picadas. Afinal os apicultores, que estão espalhados por 90% dos municípios de SC precisam estabelecer uma relação estreita com os insetos diante de uma atividade extremamente instável e guiada pelo clima e até mesmo comportamento dos animais.

Premiado internacionalmente pela qualidade do mel, Santa Catarina tem no conhecimento dos produtores sobre as colmeias e a tecnologia o impulso para a atividade. Fabricia Wernke, de Orleans, no Sul de SC, é uma das apicultoras que ajudam a alavancar a produtividade do Estado. Enquanto no Brasil se produz em média seis quilos de mel por quilômetro quadrado, em SC esse índice é de 28 quilos.

O Estado é referência ainda quando o assunto é exportação. A maior exportadora de mel do país, a Prodapys, está localizada em Araranguá, e já recebeu, três vezes, o título de melhor mel do mundo. Parte do sucesso se explica pelo rigoroso controle de qualidade do produto orgânico.

Quem sai no lucro com tanto cuidado e dedicação dos apicultores são os consumidores, que podem aproveitar ainda mais os benefícios nutricionais do mel. Além de ser fonte de minerais, tem funções antioxidantes e propriedades calmantes.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH