Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Santa Catarina tem o primeiro Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos no Brasil

Um dos cursos mais esperados ocorre em novembro e já́ está com as inscrições abertas. O uso de cadáveres frescos possibilita o aperfeiçoamento de profissionais de saúde nos diferentes métodos de retalho e sutura.


Santa Catarina tem o primeiro Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC) do Brasil. Localizado em Balneário Camboriú́, Santa Catarina, a instituição conta com um novo conceito de treinamento cirúrgico.

“Um dos diferencias é o uso de cadáveres frescos, diferente do cadáver dissecado, que é utilizado convencionalmente em treinamentos e experimentos. Os cadáveres frescos permitem uma maior precisão, realidade e vivencia com o corpo humano”, aponta o sócio-fundador da EME Doctors, empresa especializada em formações na área médica e idealizador do ITC, Dr. Mohammed Hussein Abou Wadi.

Dr. Mohammed ainda explica que o ITC preserva características do tecido vivo do cadáver permitindo que o profissional da saúde simule procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições muito similares às que serão encontradas na sua rotina diária. A prática de uso de cadáveres frescos é comum nos Estados Unidos, país responsável por exportar os cadáveres frescos utilizados no ITC.

“O ITC é um centro de excelência e o primeiro no Brasil a adotar essa tecnologia. Com ele, os profissionais da área da saúde de Santa Catarina e de todos os outros estados do Brasil tem acesso a cursos de altíssima qualidade, com profissionais renomados e especializados com ferramentas e produtos que são fundamentais para o desenvolvimento da área de saúde. Promover ensino de qualidade unindo teoria e prática é um dos nossos objetivos”, ressalta Dr. Mohammed.


Treinamento de Sutura e Retalho em Cadáveres Frescos

Pensando no aperfeiçoamento dos profissionais médicos, a EME Doctors implantou o Treinamentos de Sutura e Retalhos em Cadáveres Frescos, ministrado no ITC. O treinamento ocorre no dia 09 de novembro e já́ está com as inscrições abertas. O público alvo são médicos e graduandos de medicina.

“O curso possibilita o aperfeiçoamento dos diferentes pontos, nós e linhas de sutura em tecidos muito parecidos com o organismo vivo. Todos os médicos devem desenvolver e treinar as diferentes técnicas de suturas. Somente assim estarão preparados para tomar as melhores decisões sobre qual técnica e material utilizar nas mais variadas situações”, explica o sócio-fundador da EME Doctors, cirurgião geral e participante do corpo docente, Dr. Gustavo Deboni.

O treinamento, com carga horária de 8 horas, tem como objetivo desenvolver as diferentes técnicas de suturas, assim como a dissecção da face e abordagens plásticas, ensinando os diferentes tipos de pontos e nós cirúrgicos.

Inicialmente, serão ministradas aulas quanto aos conceitos de assepsia e anti-sepsia, materiais cirúrgicos e técnicas operatórias. Depois, o manuseio de instrumentos cirúrgicos, seguindo uma elaborada técnica. Além disso, o profissional irá conhecer e utilizar os diferentes tipos de fios e suas aplicações para a realização de atividades práticas em cadáveres e aplicação de retalhos e zetaplastia.

“Este treinamento, com uma abordagem teórica e prática, torna o aprendizado de extrema qualidade, eficiência e precisão. É incomparavelmente superior aos treinamentos executados em modelos pré́-fabricados. Assim, é possível reproduzir as técnicas em uma realidade palpável e verdadeira que praticamente se iguala ao que estes profissionais irão encontrar na vida real”, conclui Dr. Deboni.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira