Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Na sexta-feira (17) o governador Carlos Moisés anunciou a determinação do uso de máscaras em todos os estabelecimentos públicos e privados de Santa Catarina, segundo a Portaria nº 251, de 16 de abril de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde, publicada no Diário Oficial do Estado. O documento estabelece que, ao adentrarem tais espaços, os cidadãos devem higienizar suas mãos com álcool em gel 70%. E a fiscalização ficou a cargo das equipes estaduais de Vigilância Sanitária e de Segurança Pública (Polícias Militar e Civil), conforme o Decreto nº 562, de 17 de abril de 2020.

Para saber como está sendo realizada a fiscalização na cidade o presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereador Paulo Rodrigo Melzi (MDB), reuniu nesta segunda-feira (20) com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Fior da Cruz. “Estamos conversando e colocando o Poder Legislativo Municipal à disposição do que for necessário para minimizarmos os efeitos da pandemia de coronavírus. A Polícia Militar fará a fiscalização e solicitamos à comunidade que atenda às medidas para evitar a disseminação do vírus e outros transtornos”, ressalta o presidente da Casa, que irá reunir na quarta-feira (22) com representantes da Polícia Civil.

Conforme o comandante da PM, uma guarnição foi designada para atender exclusivamente a esta atividade de fiscalização dos estabelecimentos. “Estamos nos organizando inicialmente pela natureza do serviço prestado. Já atuamos orientando farmácias, depois passamos aos supermercados e mercados. A gente orienta e, no caso de descumprimento, lavra-se um Termo de Notificação, com prazo rápido de uma hora para adequação. Caso não ajuste, será interditado por questões sanitárias”, explica o comandante.

Ele informa ainda que grande parte das solicitações da comunidade à Polícia Militar, até o momento, tem sido para coibir aglomeração de pessoas pela cidade. “A maior procura por enquanto tem sido para que atuemos contra as aglomerações em locais públicos e também privados. Cremos que com esta obrigação do uso de máscara dentro dos estabelecimentos públicos e privados irá aumentar esta demanda. A grande maioria dos casos se resolve com orientações simples. E aproveitamos para pedir à comunidade que acate as medidas para facilitar o trabalho dos órgãos de fiscalização”, esclarece, acrescentando que está em contato com a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Navegantes para difundir a orientação entre os comerciantes.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira

CDL distribui máscaras no centro de Chapecó

Diário da Cidade