Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

São Francisco do Sul terá uma das mais modernas Estações de Tratamento de Esgoto do Brasil

A prefeitura e a Águas de São Francisco do Sul inauguram, de forma inédita e online, dia 16 de junho, uma das mais importantes obras de saneamento do município: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Majorca. Construída em 15 meses, a estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário e integra o sistema de saneamento básico da região das praias.

A ETE Majorca vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionaria para a universalização do saneamento no município. A concessionária é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

De acordo com Victor Aroeira Vilella, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, a tecnologia a ser utilizada na Estação de Tratamento de Esgoto é de lodos ativados do tipo Aeração Prolongada através de Reator Sequencial em Bateladas (SBR). O sistema é mundialmente utilizado para o tratamento de despejos domésticos, em situações em que é necessária uma elevada qualidade do efluente tratado.

Os efluentes chegarão na ETE pela estação elevatória de esgoto bruto, onde haverá gradeamento para sólidos grosseiros. Em seguida, serão direcionados para o tratamento preliminar, com a retenção de sólidos mais finos, areia e óleo. Após esta etapa, o efluente é direcionado para o reator SBR, que é combinado com tanque de aeração, onde ocorre a decantação e remoção biológica de nitrogênio e fósforo.

Victor explica que a etapa de aeração consiste em manter uma grande quantidade de bactérias aeróbias em contato com a matéria orgânica presente nos despejos, promovendo a oxidação bioquímica destes poluentes. O oxigênio requerido para a manutenção do processo será garantido por difusores de ar de bolhas finas do tipo circular de membranas EPDM.

A massa de bactérias é denominada lodo, que é mantido no processo. O sistema de tratamento SBR tem uma característica única: o fato de a recirculação de lodo ativado não ser necessária, pois permanece no tanque em todas as etapas do processo. A ETE Majorca conta com dois tanques SBR, que trabalharão de forma alterada e em diferentes etapas do ciclo do processo. Os líquidos clarificados gerados serão destinados para o tanque de contato para desinfecção e posterior lançamento do efluente. O lodo, por sua vez, é encaminhado para a prensa desaguadora para posterior destinação.

Posts Relacionados

Lideranças comunitárias aprovam construção da ETA Penha

Abastecimento do bairro São Miguel, em Penha, terá o reforço de mais um poço artesiano

Justiça condena procurador da prefeitura, empresa de segurança e cooperativa bancária por propaganda eleitoral antecipada em Itajaí

Programa Itajaí Ativo oferece aulas nas casas para incentivar a prática de exercícios físicos

ETA Conquista vai ampliar fornecimento de água em Penha

Águas de Penha participa de reunião para discutir impactos da gestão de perdas no novo Marco Legal do Saneamento

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Águas de Penha lança programa Afluentes em formato digital

Guarda Portuária recebe equipamentos para auxiliar na inspeção de veículos

Klabin conquista Selo Social 2019 por práticas que fomentam o desenvolvimento sustentável em Itajaí (SC)

diariodacidade

Águas de Penha vai construir mureta para caixa padrão de novas ligações na rede de água tratada

diariodacidade

Empreendedora do ramo calçadista de Itajaí realiza bazar para driblar efeitos da crise

diariodacidade

Vereador requer novas regras para distribuição de cesta básica em Itajaí

diariodacidade

Crianças e jovens são quase 15% dos infectados por coronavírus em Itajaí

diariodacidade

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

diariodacidade

Itajaí registra mais duas mortes por COVID-19 nesta quarta-feira (17) e chega a 23 óbitos

diariodacidade

Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul

diariodacidade

Barra Velha inicia ação de sanitização de espaços públicos do município

diariodacidade

Implantação de rede de esgoto em Cordeiros alcança fase final

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: