Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Saúde alerta para prevenção, testagem e tratamento da sífilis

O terceiro sábado do mês de outubro, 16, é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data traz um alerta sobre a gravidade desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST), principalmente, em gestantes. Nas grávidas, a sífilis pode ser transmitida para o bebê e causar aborto espontâneo, parto prematuro, malformação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e morte ao nascer. Nos adultos, a sífilis pode causar feridas nos órgãos genitais, manchas e lesões na pele, ínguas e também pode levar à morte.

Por esse motivo, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) aproveita a data para chamar a atenção da população catarinense para a prevenção, a testagem e o tratamento da sífilis. A gerente de IST da Dive, a médica infectologista Regina Valim, esclarece que a sífilis tem cura e o diagnóstico pode ser feito pelo teste rápido. “Ele está disponível gratuitamente nos serviços de saúde de todo o estado. O teste é feito com uma gota de sangue tirada da ponta do dedo e o resultado sai em até, no máximo, 30 minutos”, explica a médica.

Nas gestantes, a indicação é que o teste seja realizado durante o pré-natal em, pelo menos, três momentos: primeiro e terceiro trimestres da gestação, no parto ou em casos de aborto. O parceiro da gestante também deve ser testado. Caso a infecção seja detectada, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar a transmissão da sífilis para o bebê. Os casais que estão planejando ter filhos também devem realizar o teste, antes mesmo da gestação.

Além do teste, recomendado para todos, também é fundamental que parceiros sexuais façam o uso da camisinha em todas as relações.

A médica ginecologista da Dive, Flávia Soares, ressalta que a sífilis pode causar sintomas que aparecem e desaparecem, mas a infecção permanece no organismo. “A prevenção, a testagem e o tratamento são as melhores ferramentas contra a infecção. A falta de tratamento pode resultar em sérias complicações, podendo levar à morte”, finaliza a médica.

Sífilis em Santa Catarina

Dados Sistema de Informação de Agravos de Notificação mostram que entre os anos de 2019 e 2020 o número de notificações de sífilis adquirida teve uma leve redução, de 10.946 casos em 2019 para 8.802 em 2020. Nas gestantes, também houve uma leve queda, de 2.133 casos em 2019 para 2.075 em 2020, bem como os dados de sífilis congênita, em menores de 1 ano, que teve uma queda de 550 casos em 2019 para 502 em 2020.

A gerente de IST da Dive, a médica infectologista Regina Valim, acredita que essa queda possa ter relação tanto com a pandemia, que fez com que menos pessoas procurassem os serviços de saúde para realizar consultas, exames e testes, mas também com o esforço conjunto do estado, regionais e municípios no monitoramento e conscientização da população sobre a infecção, evitando que mais pessoas adoeçam.

Posts Relacionados

Termômetros podem chegar a 35ºC em Balneário Camboriú nesta segunda

Bombeiros utilizaram 7 mil litros d´água para apagar incêndio em uma casa em Camboriú

PM realiza operação para coibir veículos com escapamentos barulhentos em Balneário Camboriú

Governador vem a Camboriú repassar R$ 87 milhões para execução de um pacote de obras

Polícia Militar alerta para novo golpe em Balneário Camboriú

MPSC recomenda medidas para incentivar vacinas obrigatórias nas escolas em Balneário Camboriú

Helicóptero Águia atende ocorrência de homem ferido na trilha do Pico da Pedra

Especialista afirma que pesca de bagres foi crime ambiental

Polícia Militar realiza Operação Controle Total no Bairro dos Municípios

Tutor da cadela Kyra recebe liberdade provisória, animal irá para ONG Viva Bicho

Balneário Camboriú confirma 214 positivos e 2 óbitos por Covid nesta quarta-feira

Decreto autoriza aulas 100% presenciais para todos os estudantes em Santa Catarina

Ocupação na UTI-COVID é de 30% em Balneário Camboriú

Prefeitura lança concurso público para especialistas ambientais

Ambulatório de Especialidades Médicas de Balneário Camboriú ganha novo endereço

Balneário Camboriú registrou 211 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

Camboriú registra 293 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

Kombi explode durante incêndio em oficina na rua 3160; uma mulher foi atingida por partes do veículo

Escola de Cães-Guias Helen Keller e UniAvan firmam parceria

Prefeitura de BC disponibiliza veículo para interessados em doar sangue no Hemosc