Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Saúde de Balneário Camboriú passa a oferecer dose única de vacina contra a febre amarela

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e passa a oferecer a aplicação de dose única da vacina contra a febre amarela. Isso se deve à mudança na recomendação nacional do Ministério da Saúde. Até então, o órgão solicitava a aplicação de uma dose padrão e um reforço após 10 anos.

Apesar de o município não estar incluso em área de recomendação vacinal, tampouco possuir casos da doença, a vacina é recomendada para as pessoas que pretendem viajar para estes locais onde a aplicação é necessária. Nestes casos, o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) recomenda a imunização com no mínimo 10 dias de antecedência.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não ocorre transmissão direta entre pessoas. Inicialmente, os sintomas incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente três dias.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, e ser antecipada até os seis meses com aprovação médica. Não é recomendada a vacinação para gestantes. Para as mães em período de amamentação, vacinar-se apenas após o sexto mês do filho. A aplicação em idosos será feita somente sob prescrição médica.

No município a vacina é aplicada no Posto de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h15. As áreas com recomendação temporária e permanente de vacinação podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, pelo link https://goo.gl/cmjDLR.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3363-4170

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina