Saúde de Barra Velha oferece atendimento especializado para pacientes com sintomas de Hanseníase

88

Saúde de Barra Velha oferece atendimento especializado para pacientes com sintomas de Hanseníase

Ações serão promovidas em alusão à campanha janeiro roxo

         A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer atendimento personalizado para pacientes que apresentarem sintomas da Hanseníase, doença alvo da campanha janeiro roxo. No dia 28 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica vão realizar atendimento especializado na Unidade Básica de Saúde do Centro. No dia 29 a campanha acontece na UBS Itajuba e no dia 1 de fevereiro na UBS São Cristóvão.

         A Hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença transmitida pelas vias aéreas superiores que atinge principalmente a pele e os nervos. Os principais sintomas são uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo de nervos dos braços, mãos, pernas e pés; áreas da pele com diminuição dos pelos e do suor e engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade.

         A Hanseníase tem cura e pode ser tratada com antibióticos. Dependendo da classificação da doença, o tratamento pode durar de 6 a 18 meses. Pessoas que apresentarem sintomas da doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.