Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Saúde dos Olhos: mês do Médico Oftalmologista reforça importância de prevenção a doenças

Saúde dos Olhos: mês do Médico Oftalmologista reforça importância de prevenção a doenças

Campanha da Associação Catarinense de Oftalmologia ao longo do mês pretende conscientizar população sobre riscos da falta de cuidado com a saúde ocular

 

Mais da metade dos casos de cegueira no Brasil – um mal que afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas no país – se deve à falta de diagnóstico e de tratamento adequado. O alerta é da Associação Catarinense de Oftalmologia, que celebra em maio o mês dos profissionais e reforça a importância de fazer exames regulares que podem identificar e prevenir uma série de doenças.

 

“A saúde dos olhos não se restringe ao uso de óculos e lentes corretivas”, destaca o dr. João Artur Etz Junior, presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia. “Desde a medição de pressão intraocular até um exame de biomicroscopia completo e de fundo do olho, é possível identificar uma série de doenças por meio de uma consulta médica, não apenas receitar uma troca de óculos”, reforça.

 

Ao longo de maio, a entidade fará uma campanha pelo estado chamando a atenção da população para a importância de fazer exames preventivos com médicos oftalmologistas. Nos últimos anos, o crescimento de consultas e receitas realizadas por profissionais não médicos em todo o estado tem causado preocupação – apenas o médico oftalmologista pode fazer consultas de saúde e prescrição de receitas à população.

 

“Só em um exame completo é possível diagnosticar doenças graves que são causa de cegueira irreversível mas que, se diagnosticadas precocemente, podem ser controladas, como glaucoma, retinopatia diabética, catarata, tumores oculares, entre outras, evitando assim que o paciente aumente as estatísticas de brasileiros que perderam a visão”, explica.

 

Além da catarata, que é o principal causador de cegueira e pode ser evitada por meio de cirurgia, ele destaca o risco do glaucoma, doença silenciosa e muito perigosa que acomete principalmente pessoas acima dos 40 anos, e a retinopatia diabética, que ocorre em pacientes com diabetes mal controlada. “O cuidado com a saúde dos olhos é também uma preocupação com todo seu corpo”, conclui o presidente da Associação.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição