Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Saúde orienta população sobre a hanseníase

Em alusão à Semana Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú irá realizar duas ações de orientação à comunidade e aos profissionais de saúde.  A primeira atividade será nesta quinta-feira (26). Uma tenda será montada na Praça Almirante Tamandaré, das 9h às 17h, para orientação da comunidade sobre a doença. Já na sexta-feira (27) será ministrada palestra aos profissionais da área da saúde sobre hanseníase.

Nesta quinta-feira, junto à orientação, será feita a entrega de material informativo à população, que poderá tirar dúvidas  sobre hanseníase. Lais Emídio, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, ressalta a importância de ter conhecimento da doença por parte da população, bem como seus sintomas e tratamento. “Muitos cidadãos têm a ideia de que a hanseníase foi erradicada, o que de fato não ocorreu. O número de casos é bem menor, comparado com o de anos atrás, porém ela ainda existe e necessita de atenção”. A doença tem cura e deve ser diagnosticada o mais cedo possível para que o tratamento seja iniciado imediatamente.

Já na sexta-feira (27), às 14h, no auditório do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), será realizada uma palestra aos profissionais da área da saúde do município, ministrada pela Dra. Iria Celeste Ghislandi, médica do Programa de Hepatites Virais, que faz o acompanhamento dos pacientes com hanseníase. No encontro será feita uma conversa em sensibilização ao Dia Mundial de combate à doença.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o bacilo Mycobacterium leprae. Atinge pele e nervos periféricos, e pode levar a sérias incapacidades físicas. Os sintomas incluem a sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele com alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo, e diminuição da força muscular.
_________________________
Informações Adicionais:

Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3363-4170

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público