Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

SC Criativa Weekend: game jam promovida pelo Senac SC fomenta economia criativa no Estado

De 23 a 25 de agosto, o Senac SC realiza a primeira edição da SC Criativa Weekend, uma maratona para a criação de jogos digitais voltada para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. A game jam acontecerá em faculdades Senac de quatro cidades catarinenses e, em cada uma delas, os participantes terão o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

O desafio promovido pelo Senac SC, em parceria com a SC Games – programa de cunho social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), tem o objetivo de fomentar a economia criativa, levando a este público a oportunidade de explorar este segmento promissor que somente em 2016 faturou US$ 1,6 bilhão.

Mercado de games aquecido em SC

Dados do Sebrae revelam que Santa Catarina tem se posicionado como polo nesta área: atualmente, o estado é o quarto no país com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports agamification “Iniciativas como a SC Criativa Weekend fortalecem o ecossistema da economia criativa  em especial do segmento de games e geram ainda mais interesse para este cenário que é favorecido por incentivos públicos, ofertas de cursos de profissionalização e perfil empreendedor dos catarinenses”, afirma Juliano Vieira, analista de informação e comunicação do Senac SC.

“O setor de games e jogos digitais é bastante promissor, um nicho que prospera cada vez mais, onde Santa Catarina, referência em inovação, vem se destacando. Um bom exemplo é o Projeto Novos Talentos/SC Games, coordenado pela SDE, e que já formou mais de 1670 crianças e adolescentes para o mercado de jogos digitais, a maioria provenientes de escolas públicas da Grande Florianópolis.  Nossa missão é fomentar ainda mais este ecossistema, oferecendo oportunidades e abrindo portas a um futuro promissor aos nossos jovens e assim, desenvolvendo nosso Estado”, analisa Lucas Esmeraldino, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Capacitação de desenvolvedores

Para a coordenadora do Projeto Novos Talentos SC Games, Márcia Battistella, o mercado catarinense está em ascensão e já pode ser considerado um destaque mundial graças a produção de games internacionalmente reconhecidos – como o Heavy Metal Machines (Hoplon), que é jogado em mais de 180 países.

Não é à toa que a entidade comemora 10 anos de atuação com resultados bastante positivos no segmento. “Desde a implantação do programa no Estado, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos alunos e estagiários do projeto SC Games atuam diretamente na área”, explica.

Em todas as quatro cidades contempladas, a maratona também se torna um ponto de convergência entre participantes e os players que incentivam o aprimoramento e formação neste segmento. “É fundamental que as crianças e os adolescentes apropriem-se dos jogos como ferramentas de aprendizagem, tanto pelas técnicas aliadas a produção de jogos quanto pelo engajamento gerado em atividades lúdicas e que facilitam o entendimento e consolidação dos conteúdos pedagógicos”, acredita Marlon Souza, head de Economia Criativa e Game da Blusoft e um dos idealizadores do movimento SC Criativa em Blumenau.

SC Criativa Weekend: como vai funcionar a game jam?

Em Blumenau, Chapecó, Criciúma e Palhoça, a SC Criativa Weekend terá 20 horas de duração, com intervalos. Competidores de 9 a 15 anos, com ou sem conhecimento prévio na área, deverão criar um jogo inédito de acordo com a temática proposta em cada cidade.

Todas as equipes vão contar com o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação, com metodologia baseada em uma maratona de desenvolvimento de games. Os competidores serão distribuídos em cinco equipes com cinco pessoas cada uma e utilizarão uma plataforma introdutória para desenvolvimento de games para trabalharem de maneira dinâmica e lúdica. A premiação é um tablet para todos os integrantes da equipe vencedora do desafio.

Serviço

O quê: SC Criativa Weekend

Quando: 23 a 25 de agosto de 2019

Onde: faculdades Senac em Blumenau, Palhoça, Criciúma e Chapecó

Quanto: Gratuito, mediante inscrição

Informações e inscrições: http://www.sc.senac.br/criativaweekend/

Posts Relacionados

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia