Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

‘Se Liga Na Rede BC’ vistoria mais de 780 imóveis

O Programa “Se Liga na Rede BC”, instituído neste ano pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) vistoriou até o momento aproximadamente 780 imóveis. O programa foi desenvolvido na Diretoria Técnica em conjunto com as fiscais sanitaristas do quadro efetivo de servidores e apoio da equipe de engenharia da Emasa e tem por objetivo realizar ações contínuas de fiscalização das ligações irregulares de esgoto.

A primeira etapa do programa compreende a realização de inspeções prediais em 13.118 unidades, com aplicação de corante alimentício nas instalações dos imóveis, teste de fumaça nas redes de esgoto e/ou televisionamento. Os procedimentos incluem a visita de uma equipe de inspeção para vistoria inicial, notificação ao proprietário no caso de irregularidades, uma nova visita para verificar a adequação das ligações, bem como autuação, se necessário.

De acordo com o diretor geral da Emasa, engenheiro André Ritzmann, “os trabalhos são realizados por Distrito Sanitário. No Distrito Sanitário 559, que compreende o Bairro das Nações, até o momento, do total de 788 imóveis inspecionados, 483 estão com ligação adequada. Dos imóveis vistoriados considerados como não adequados, 26 não estão conectados à rede de esgoto, dois parcialmente conectados à rede de esgoto, nove com esgoto sanitário conectado à rede pluvial e 55 imóveis com água pluvial conectada à rede de esgoto. A maior parte das irregularidades são de inexistências ou inadequações na caixa de gordura”.

De acordo com a diretora técnica Kelli Cristina Dacol, “apesar de serem mais graves as irregularidades do tipo água pluvial ligada à rede de esgoto e esgoto ligado na rede pluvial,  todas as irregularidades prejudicam o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto. As redes de esgoto são dimensionadas para receber esgoto, e se recebem água pluvial, há uma sobrecarga no sistema. As irregularidades de caixa de gordura contribuem para a obstrução das redes de esgoto”. 

A EMASA realiza ações de fiscalização e manutenção do sistema, mas é importante que os proprietários dos imóveis notificados readequem suas instalações prediais, para contribuir com o melhor funcionamento do sistema e a salubridade ambiental.  

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)