Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Se Liga na Rede identifica extravasor em caixa de passagem na Rua Jamaica

Se Liga na Rede identifica extravasor em caixa de passagem na Rua Jamaica

O Programa Se Liga na Rede da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), identificou nesta quinta-feira (27), durante vídeo inspeção na tubulação de drenagem da Rua Jamaica, no Bairro das Nações, três imóveis com irregularidade na ligação de esgoto.

De acordo com a fiscal Sanitarista Beatriz Nunes, foi verificado por meio da vídeo inspeção que havia um extravasor na caixa de passagem, que recebia toda a contribuição das três casas situadas no mesmo terreno. “Esse extravasor fazia com que parte do esgoto fosse para a drenagem pluvial, que tem como destino final o Rio Marambaia”, explicou a fiscal.

Como penalidade foi feito o lacre da água, multa de 10 UFMs para cada unidade autônoma e prazo de cinco dias para regularizar a situação.

Vídeo inspeção na Bacia do Rio Marambaia

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, está realizando o serviço de vídeo inspeção na bacia do Rio Marambaia. O procedimento é realizado na drenagem pluvial com auxílio de robô para identificar possíveis ligações irregulares, que tem como destino final o rio. As vias são selecionadas a partir de uma análise prévia, que compila as demandas vindas dos moradores e o histórico de indícios de irregularidades, tanto nas ligações dos imóveis como nas redes da Emasa. Para o procedimento, a tubulação deve estar desobstruída, por isso, também é feita a limpeza quando necessário.

Fiscalização intensificada e lacres

Em novembro de 2018, a Emasa por meio do Programa Se Liga na Rede – que verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça, lançamento de corantes na rede coletora de esgoto e vídeo inspeção – começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 78 lacres individuais e uma rede danificada, com mais de 100 contribuições, que acabava lançando esgoto diretamente na drenagem pluvial, tendo como destino final o Rio Marambaia.

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú