Se Liga na Rede identifica imóvel com ligação irregular na Avenida Palestina

O Programa Se Liga na Rede da Emasa, durante vistoria de rotina no Bairro das Nações nesta segunda-feira (10), identificou um imóvel na Avenida Palestina, esquina com a Rua Paraguai, com ligação irregular de esgoto.

Ao realizar o teste de corante foi possível verificar que o imóvel, um estabelecimento comercial, estava com a pia da cozinha conectada na drenagem pluvial. “O estabelecimento do gênero alimentício, também estava realizando no momento, a limpeza de máquinas com restos de comida na calçada e toda gordura e os dejetos caíam no pluvial, o que é extremamente prejudicial para a drenagem”, disse a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes.

Toda contribuição que caía na drenagem pluvial, tinha como destino final o Rio Marambaia, sendo considerada uma infração grave. Como penalidade foi realizado o lacre imediato, com multa de 10 UFMs e cinco dias para regularizar.

“Além de entupir as instalações sanitárias e obstruir as passagens da rede de esgoto, o descarte inadequado de resíduos na drenagem pluvial, traz prejuízos ao meio ambiente, através da contaminação em grandes proporções da água”, ressaltou a fiscal Sanitarista.

A Emasa recomenda ainda, que o óleo usado não seja jogado nos ralos, e que as residências e estabelecimentos comerciais como hotéis, restaurantes, lanchonetes, entre outros, tenham sua própria caixa retentora de gordura, pois o descarte adequado desses resíduos é obrigatório por lei.

Fiscalização intensificada e lacres

Em novembro de 2018, a Emasa por meio do Programa Se Liga na Rede – que verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto – começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 68 lacres individuais e uma rede danificada, com mais de 100 contribuições, que acabava lançando esgoto diretamente na drenagem pluvial, tendo como destino final o Rio Marambaia.

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

 

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000