Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Sebrae SC e Amosc lançam projeto LIDER nesta terça-feira em Chapecó

Sebrae SC e Amosc lançam projeto LIDER nesta terça-feira em Chapecó

Um projeto nacional será desenvolvido a partir deste mês no oeste: é o LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae/SC e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). O lançamento está programado para as 11h30 desta terça-feira (15 de maio), no Hotel Bertaso, em Chapecó.

            O coordenador regional do oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani antecipa que participarão do lançamento empresários, executivos, gestores municipais, universidades e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região, visando à elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

            Prestigiarão o lançamento os diretores estaduais do Sebrae/SC Carlos Guilherme Zigelli (superintendente), Anacleto Ângelo Ortigara (diretor técnico) e Sérgio Cardoso(diretor administrativo), além do presidente da Amosc e prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander, empresários, administradores públicos e jornalistas.

O Sebrae disponibilizará a metodologia LIDER para a mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais e elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Ao final de oito encontros, com duração aproximada de oito meses, estará consolidada uma agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança formada por prefeitos e outras lideranças do oeste.

 “Com esse programa os projetos individuais dos municípios tem mais chance de se tornarem regionais. É uma forma de pensarmos em conjunto as necessidades das cidades envolvidas”, observa Zigelli.

            O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

            Os encontros regionais iniciarão em breve e cumprirão oito etapas: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração do plano de ação e institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

Os investimentos serão da ordem de 400 mil reais, sendo 80% deste valor oriundo de recursos do Sebrae e o restante custeado pelos parceiros.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional.

QUANDO: terça-feira, dia 15, às 11h30 da manhã.

ONDE: Hotel Bertaso, em Chapecó.

FONTES: Representantes do Sebrae e Amosc.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público