Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Sebrae/SC se reúne com produtores de cachaça e banana de Luiz Alves para debater Indicação Geográfica

Na última sexta-feira, 17, o Sebrae/SC se reuniu com os produtores de cachaça e banana do município de Luiz Alves para aprovar documentos que compõe o dossiê do pedido de registro de Indicação Geográfica (IG) dos dois produtos e debater os ajustes finais dos selos. O encontro com os produtos de cachaça aconteceu no auditório da Prefeitura e com os bananicultores na Sociedade Esportiva e Recreativa Faixa Azul.

A primeira reunião foi realizada com a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves (APCALA), que aprovou o caderno de especificações técnicas para receber o selo de Indicação Geográfica. O documento aponta Luiz Alves como a Capital Catarinense da Cachaça, com produção artesanal, identidades e variedades coloniais. Na ocasião, os produtores aprovaram o novo estatuto da associação, que caracteriza a entidade como requerente da indicação geográfica, tornando o produto origem do território.

No local também foi apresentada as pesquisas realizadas pela UFSC com as leveduras da cachaça e aguardente de Luiz Alves, que apontam uma característica única na bebida. Com a Indicação Geográfica (IG) do produto, o produtor será protegido e a cachaça passa a ter proteção contra falsificações, fortalecendo o associativismo e renome já conquistado no mercado, além de abrir novas oportunidades, ampliar os mercados e promover o turismo.

Segundo o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves, Ronivandro Edson Piccini, o principal objetivo do pedido de indicação geográfica é acabar com a pirataria da bebida e diferenciar a banana no mercado. “Queríamos uma ferramenta que os produtores pudessem usar para vender como produto original de Luiz Alves. Com o selo, os produtores terão uma ótima oportunidade de ampliar os negócios com um produto único e assim fortalecer o turismo com a rota da cachaça no município e vender a banana com qualidade luizalvense”, destaca.

A reunião com os produtores da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) discutiu as regras da produção da fruta no município e a mudança que o selo de indicação geográfica trará para Luiz Alves. A associação também aprovou o novo estatuto da associação e o caderno de especificações técnicas, que caracteriza a entidade como requerente da Indicação Geográfica, tornando a banana de qualidade e fazendo com que seja reconhecida no mercado.

O selo de Indicação Geográfica (IG) da banana irá melhorar a organização da cadeia produtiva, fortalecer o associativismo, proteger o produtor com direito ao uso da IG e controlar o produto contra falsificações, ajudando a desenvolver novos mercados. Além disso, com o selo, haverá o fortalecimento do produto e o território, desenvolvendo novos ativos econômicos no entorno da cadeia produtiva, como turismo, outras indústrias e produtos derivados.

De acordo com o Gerente Regional do Sebrae da Foz, Alcides Sgrott Filho, o selo de Indicação Geográfica reconhecerá os produtos de qualidade da região. “A parceria entre Sebrae/SC, Prefeitura Municipal e Associação da Cachaça e da Banana é muito importante para continuar fortalecendo o setor agropecuário, ampliar a divulgação dos produtos e incentivar o empresário mostrando que o produto dele é referencial nacional. Com o selo, Luiz Alves receberá mais turistas e movimentar ainda mais a economia local”, destaca.

Indicação Geográfica (IG)

A Indicação Geográfica tem o objetivo de apontar a origem geográfica de um produto, que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e os recursos humanos como a organização da cadeia produtiva, a cultura e o saber fazer. Esse reconhecimento pode ser realizado em uma das duas formas de registro: a Indicação de Procedência (I.P), quando o nome geográfico da região o tenha tornado conhecido pela produção ou a Denominação de Origem (D.O), que utiliza o nome geográfico identificando o produto por suas características exclusivamente relacionadas ao meio geográfico, por fatores naturais e humanos.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH