Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Segundo Circuito Gastronômico de Luiz Alves divulga os 10 estabelecimentos participantes da edição Sabores da Colonização

De 18 de junho a 7 de julho, visitantes poderão experienciar pratos inspirados em oito nacionalidades

Conhecida popularmente como o Paraíso Verde do Vale, a cidade de Luiz Alves está nos preparativos finais para o início do Segundo Circuito Gastronômico de Luiz Alves. Referência por sua beleza natural, e pela produção de cachaça e de banana, o município agora passa a ampliar os horizontes e compartilhar a riqueza cultural da região a partir da culinária inspirada nos seus colonizadores.

Com o tema Sabores da Colonização, a cidade do Vale do Itajaí contará com 10 estabelecimentos oferecendo pratos inspirados em oito etnias, desenvolvidos exclusivamente para o evento, promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. De 18 de junho a 7 de julho, os visitantes poderão experienciar o melhor da gastronomia local nos restaurantes participantes e fazer uma viagem ao tempo em que os imigrantes chegaram à simpática localidade catarinense.

“Estamos felizes em poder realizar mais uma edição do Circuito Gastronômico de Luiz Alves. Celebrar os povos que colonizaram nossa terra é valorizar a história de luta da nossa cidade. Tenho certeza de que essa edição será um sucesso, assim como a primeira”, destaca o prefeito Marcos Pedro Veber. Ele reforça que todos os estabelecimentos participantes estão preparando pratos diferenciados para receber os visitantes, que irão se surpreender com as tradições e sabores de Luiz Alves. “Será uma grande celebração de cultura, amor e história”, reforça.

Colonizada primeiramente por imigrantes italianos, embora tenha-se registrado previamente a presença de famílias açorianas, a cidade recebeu também imigrantes alemães, austríacos, belgas, poloneses e franceses. Ainda foram encontrados registros de descendentes luxemburgueses provenientes de Biguaçu (SC). Embora todos os países que chegaram a Luiz Alves sejam europeus, a riqueza cultural da localidade, recebendo diversas influências de diferentes nacionalidades, traz um ponto diferencial para o município, que será traduzido através da inspiração na culinária de cada país durante o Circuito Gastronômico.

Para chegar ao momento de apresentação dos pratos para os visitantes, os 10 estabelecimentos passam por semanas de treinamento e especialização. A metodologia chamada “Cocriando Sabor e Saber”, atua na profissionalização dos estabelecimentos, criando estratégias para profissionalizar ainda mais cada restaurante, reforçando o serviço e visibilidade da empresa. “Fortalecemos o setor, preparando e capacitando os profissionais dos estabelecimentos.

O treinamento visa desde a parte criativa de criação dos pratos, passando pela apresentação e serviço, até a parte de comunicação dos restaurantes com os clientes. Desta forma, os estabelecimentos oferecem uma experiência cultural e gastronômica diferenciada e inesquecível”, relata Onilia Manenti, gestora do Sebrae.

Entre os estabelecimentos luizalvenses estão restaurantes, lanchonetes, sushi, confeitaria e padaria, além de estabelecimentos de comida saudável.

 

Conheça os estabelecimentos participantes

 

·       Empório Verde

·       Estação Gastrobar

·       Pane Vício 

·       Panificadora da Marlene

·       Pita Restaurante 

·       Restaurante e Lanchonete Acácio

·       Restaurante Vittoli

·       Society

·       Vida Natural  

·       Yakami Sushi  

 

Serviço

O quê: Circuito Gastronômico de Luiz Alves

Quando: de 18 de junho a 7 de julho

Onde: nos 10 estabelecimentos participantes que criaram pratos exclusivos para o evento

Instagram: www.instagram.com/gastronomiadeluizalves/

Crédito Luciano Di

Posts Relacionados

Assalto na Av. Central: funcionários de farmácia foram agredidos e R$ 612 roubados

Surto de sarna leva à suspensão de aulas em mais duas creches de Balneário Camboriú

Paranaense de 23 anos morre afogado em praia de Balneário Camboriú

Kitnet em Camboriú servia de depósito para mais de 100kg de maconha

SINE de Itajaí divulga as vagas de emprego disponíveis

Inscrições abertas para o Casamento Coletivo de Navegantes

Projeto que declara Lula “Persona Non Grata” em Balneário Camboriú não é votado

Audiência Pública irá discutir criação de quatro bairros em Balneário Camboriú

Vereadores de Balneário Camboriú nomeiam membros da CPI do Saneamento

Morador de rua é detido após ameaçar dona de restaurante na Avenida Atlântica