Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Selo em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi foi lançado em Laguna

elo em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi é lançado em Laguna

O prefeito de Laguna, Samir Ahmad (E), oblitera a peça filatélica junto a Wesley Vargas
de Andrade, representante dos Correios. Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

 

O bicentenário de Anita Garibaldi ganhou hoje (8) mais uma homenagem, após cerimônias realizadas em agosto no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em Florianópolis. A “Emissão Conjunta Brasil–Uruguai: Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi” foi lançada nesta sexta-feira, na Prefeitura de Laguna, celebrando a “Heroína dos Dois Mundos”.

O evento contou com a presença do prefeito de Laguna, Samir Ahmad, de representantes da Fundação Lagunense de Cultura e do Instituto Cultural Anita, além das “Guardiãs de Anita”, um grupo de mulheres caracterizadas como a homenageada. “É uma honra receber os Correios em Laguna para o lançamento do selo do bicentenário de Anita, um momento de arte, cultura e história do qual temos orgulho de fazer parte”, afirmou o prefeito Samir. Wesley Vargas de Andrade, representante dos Correios na cerimônia, destacou que “o selo registra para a posteridade o legado de Anita Garibaldi, que inspira, ainda na atualidade, diferentes manifestações sociais, políticas e culturais”.

Do município de Laguna para as lutas revolucionárias, Anita Garibaldi está entre as 20 mulheres mais importantes da história do Brasil. Participou de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Considerada um símbolo de amor, determinação, bravura por ideais, seu nome denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas.

Selos especiais – Anita Garibaldi já estampou dois selos postais. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançada a emissão comemorativa dos 150 anos de nascimento da heroína.

A arte da Emissão Conjunta Brasil–Uruguai: Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi é uma composição que traz as múltiplas facetas da heroína: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país. Os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH