Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Selo Obra Mais Segura do SESI certifica a primeira obra em Navegantes

O primeiro selo em Navegantes do Programa “Obra Mais Segura”, que é desenvolvido pelo SESI e pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Foz do Itajaí (Sinduscon), foi entregue nesta segunda-feira (01), para a obra do edifício Marine, localizada na Rua Nicolau, da construtora Amalfi. Indústrias do setor de qualquer porte podem aderir à iniciativa.

As empresas que mantêm de forma contínua as ações de segurança e saúde do trabalhador são certificadas com o selo “Obra Mais Segura”. Para alcançar seus objetivos, o programa conta com a atuação dos “Supervisores Obra Mais Segura”, também conhecidos como Agentes SOMAS. Esses profissionais são capacitados para identificar riscos, orientar seus colegas e promover práticas seguras no canteiro de obras.

“A certificação Obra Mais Segura consolida a preocupação e o compromisso da Amalfi com a melhoria contínua dos seus processos. A busca pelo selo promoveu em cada colaborador o senso de liderança e de responsabilidade, integrando todos os elementos na gestão da obra, principalmente no que diz respeito à segurança, saúde, qualidade e responsabilidade social. A equipe entendeu que todos estes requisitos dependem de cada um, e a certificação é o fruto do trabalho deles”, destaca André Felipe Martins, Técnico de Segurança do Trabalho da Amalfi.

O objetivo central do programa é capacitar trabalhadores para se tornarem Agentes Somas. Através de treinamentos específicos, esses profissionais assumem um papel fundamental na identificação de riscos, na orientação de seus colegas e na promoção de práticas seguras no canteiro de obras. Inspeções periódicas são realizadas nas obras participantes para identificar e avaliar os riscos existentes. A partir dessa análise, são gerados relatórios que recomendam medidas para que a construção atenda às normas de segurança do setor. As obras que atingem a pontuação do regramento recebem o Selo de Certificação Obra Mais Segura, que é afixado ao canteiro.

“Os relatórios gerados nas inspeções servem como um guia para as empresas, orientando-as sobre as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas da construção civil”, acrescenta Fernanda Retzem, coordenadora estadual do Programa Obra Mais Segura. O Obra Mais Segura se configura como um programa essencial para a construção de um futuro mais seguro para os trabalhadores da indústria da construção civil.

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí