Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa alerta sobre onda de furtos de hidrômetros

Semasa alerta sobre onda de furtos de hidrômetros

Atendimento orienta a registrar boletim de ocorrência e a comunicar imediatamente

O ano ainda nem acabou e os casos de furtos de hidrômetros relatados ao Semasa já quase triplicaram em relação a 2017. No ano passado inteiro foram 76 ocorrências de aparelhos furtados, enquanto apenas até novembro deste ano os furtos reportados junto ao atendimento ultrapassaram a marca de 200 registros.

 

Os bairros que concentram a maior quantidade de casos são Cordeiros, São Vicente, São João e Barra do Rio, mas todas as regiões da cidade podem ser alvo. A orientação aos moradores é que registrem imediatamente o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente nas delegacias. Ir pessoalmente tem a vantagem de facilitar a entrega de evidências que irão facilitar a investigação e a identificação dos responsáveis, como imagens de câmera de segurança, por exemplo. Mas o que realmente importa é não deixar de registrar o B.O. em até 24 horas da constatação da ausência do hidrômetro.

 

Com o B.O. em mãos, o consumidor tem até 30 dias corridos para apresentar o documento ao atendimento do Semasa. Este procedimento assegura o direito de ter o novo hidrômetro instalado sem custos, desde que não tenha havido outro furto em menos de um ano.

 

A principal característica comum entre os hidrômetros furtados é a facilidade de remoção. A melhor maneira de prevenir esses delitos é com a instalação da caixa-padrão, que possui dispositivos de proteção ao hidrômetro, entre outras vantagens. Ela é obrigatória apenas para novas ligações e religações, mas os demais moradores que optam por ela tem a reposição gratuita garantida mesmo que o furto ocorra mais de uma vez no ano, desde que os prazos do B.O. sejam respeitados.

 

Além de contar com o auxílio da população para acompanhar a situação, o Semasa também está se mobilizando em colaboração com outras instituições para reverter este quadro. “Nós estamos fazendo um relatório de todos os furtos e encaminharemos o ofício à Delegacia Regional de Itajaí e ao comando da Polícia Militar, para que a gente intensifique ações e possamos criar estratégias para combater esses furtos de hidrômetros” explica o Diretor Geral do Semasa, Diego Antonio da Silva.

Related posts

Prefeito apresenta projeto de lei revogando trechos da Lei nº 4.040/17

IFSC abre 750 vagas para cursos a distância em cursos de licenciatura e especialização

Semasa intensifica fiscalizações de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: