Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa analisa nível do Rio Itajaí-Mirim e pede uso racional de água em Itajaí

Por uma questão geográfica, localizado na foz do Rio Itajaí-Mirim, Itajaí ainda não sente os efeitos da estiagem, considerada a mais severa dos últimos anos e que coloca 27 municípios em estado crítico de abastecimento. No ponto de captação de água o nível do rio está normal nesta segunda-feira (4), conforme a diretoria de Saneamento do Semasa. O monitoramento do nível do manancial e da vazão do Itajaí-Mirim é feito diariamente. As informações são repassadas à Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e compõem o Boletim Hidrometeorológico Integrado, divulgado quinzenalmente.

Praticamente 100% do território urbano de Itajaí é abastecido pela rede de água tratada. Apenas a Vila da Paz, no bairro Nossa Senhora das Graças, recebe água de poço artesiano. Na área rural, os bairros Paciência, Campeche e Brilhante são abastecidos por poços. Já no Limoeiro, a captação de água é feita no Ribeirão Mineral, que apresenta nível normal. Navegantes também depende da água tratada fornecida pelo Semasa.

Além da situação geográfica favorável, o Semasa trabalha para reduzir o índice de perdas na distribuição. Atualmente, esse índice é de 11,75%, muito abaixo da média nacional que é de 38,53%. Esse número pode ser consultado no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal.

Apesar da situação de normalidade do rio, a população precisa utilizar a água de maneira racional. “O consumidor deve evitar desperdícios e manter atitudes colaborativas, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, deixar acumular roupas para usar a máquina de uma só vez, consertar vazamentos, tomar banhos rápidos e reutilizar água para lavar calçadas.  São alguns exemplos que devem ser seguidos mesmo sem sofrermos ainda com a estiagem”, alerta o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva. Segundo ele, se a chuva permanecer escassa por mais algumas semanas, Itajaí poderá sofrer racionamento.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição