Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa intensifica fiscalizações de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros

Semasa intensifica fiscalizações de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros

O Semasa está intensificando as fiscalizações para detectar ligações clandestinas de água, popularmente conhecidas como “gatos”, e para corrigir problemas em hidrômetros. As equipes da autarquia e da empresa Ambiental ampliaram a frequência nas ruas, com aplicação de multa mais alta e o uso de equipamentos que detectam desvios na tubulação.

O responsável pelo departamento de Controle de Perdas, do Semasa, Carlos Lopes, afirma que as fraudes trazem impactos negativos. “A sociedade perde, o meio ambiente é prejudicado, a receita do órgão público cai e compromete os investimentos necessários ao saneamento básico”, pontua. Somente no período entre janeiro e os primeiros dez dias de maio, o Semasa flagrou 116 fraudes no abastecimento e problemas em HDs, o que representa a recuperação de 39 mil metros cúbicos de água, que antes não eram faturados pela autarquia. Em 2018, foram detectadas 593 ligações irregulares e falhas em hidrômetros, que podem ter sido roubados ou retirados, quebrados ou estejam sem funcionamento.

Nas fiscalizações diárias, os principais métodos de furto de água encontrados são o by-pass, a adulteração na medição e a fraude no corte. O by-pass é quando uma tubulação alternativa é criada pelo consumidor para que a água chegue ao imóvel sem passar pelo hidrômetro e sem registrar o consumo. “Essa tática costumeiramente aplicada gera despesa para criar e é muito fácil de ser pega pela fiscalização”, alerta Lopes. O trabalho é reforçado uso de reagente para atestar se a água é proveniente ou não de poço.

Já a adulteração na medição é quando o hidrômetro é danificado ou desviado, na tentativa de alterar o valor que aparece no visor do aparelho. E ainda tem casos em que depois do imóvel ter a água cortada, o consumidor tenta reativar o abastecimento.

No momento em que a irregularidade é constatada, o hidrômetro com defeito ou fraudado é substituído, fazendo a leitura ficar clara e precisa. Para garantir mais segurança, o número do novo hidrômetro e do lacre de segurança são registrados, para serem conferidos se houver nova suspeita de fraude.

O regulamento do Semasa prevê que práticas como o by-pass e demais tipos de “gatos” devem ser penalizados com multas. O cálculo da multa é feito conforme o peso da infração, multiplicado pela média de consumo dos últimos seis meses. Entra na conta também o chamado “fator de uso”, que corresponde a 0,5 para beneficiários da tarifa social; 1,0 para a categoria residencial e 1,5 para todos os demais.

Por exemplo, em uma residência em que o by-pass for identificado e a média de consumo dos últimos seis meses for de 50 m³, o valor da multa a ser cobrada será em torno de R$1.800. Recebendo a notificação, o dono da casa tem o prazo de dez dias para comparecer ao Semasa e regularizar sua situação. Além da multa, o morador deverá adequar o seu hidrômetro ao padrão de ligação. Para isso, o usuário necessita ter a caixa padrão instalada em sua residência, conforme as instruções fornecidas pelo setor de atendimento do Semasa. A adoção do padrão facilita a fiscalização e a leitura do hidrômetro, além de contribuir com a conservação e a segurança do aparelho.

O pagamento da multa por infração não exime o infrator de reembolsar ao Semasa o valor do serviço, equipamento e material gastos para consertar os danos e também não impede a responsabilização criminal, além da multa por diferença de consumo, destinada a recuperar o que deixou de ser pago no período da fraude. O furto de água é enquadrado no Código Penal Brasileiro no artigo 155, parágrafo 3º, que prevê que “equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

A população pode denunciar ligações suspeitas pelos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição