Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa intensifica fiscalizações de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros

Semasa intensifica fiscalizações de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros

O Semasa está intensificando as fiscalizações para detectar ligações clandestinas de água, popularmente conhecidas como “gatos”, e para corrigir problemas em hidrômetros. As equipes da autarquia e da empresa Ambiental ampliaram a frequência nas ruas, com aplicação de multa mais alta e o uso de equipamentos que detectam desvios na tubulação.

O responsável pelo departamento de Controle de Perdas, do Semasa, Carlos Lopes, afirma que as fraudes trazem impactos negativos. “A sociedade perde, o meio ambiente é prejudicado, a receita do órgão público cai e compromete os investimentos necessários ao saneamento básico”, pontua. Somente no período entre janeiro e os primeiros dez dias de maio, o Semasa flagrou 116 fraudes no abastecimento e problemas em HDs, o que representa a recuperação de 39 mil metros cúbicos de água, que antes não eram faturados pela autarquia. Em 2018, foram detectadas 593 ligações irregulares e falhas em hidrômetros, que podem ter sido roubados ou retirados, quebrados ou estejam sem funcionamento.

Nas fiscalizações diárias, os principais métodos de furto de água encontrados são o by-pass, a adulteração na medição e a fraude no corte. O by-pass é quando uma tubulação alternativa é criada pelo consumidor para que a água chegue ao imóvel sem passar pelo hidrômetro e sem registrar o consumo. “Essa tática costumeiramente aplicada gera despesa para criar e é muito fácil de ser pega pela fiscalização”, alerta Lopes. O trabalho é reforçado uso de reagente para atestar se a água é proveniente ou não de poço.

Já a adulteração na medição é quando o hidrômetro é danificado ou desviado, na tentativa de alterar o valor que aparece no visor do aparelho. E ainda tem casos em que depois do imóvel ter a água cortada, o consumidor tenta reativar o abastecimento.

No momento em que a irregularidade é constatada, o hidrômetro com defeito ou fraudado é substituído, fazendo a leitura ficar clara e precisa. Para garantir mais segurança, o número do novo hidrômetro e do lacre de segurança são registrados, para serem conferidos se houver nova suspeita de fraude.

O regulamento do Semasa prevê que práticas como o by-pass e demais tipos de “gatos” devem ser penalizados com multas. O cálculo da multa é feito conforme o peso da infração, multiplicado pela média de consumo dos últimos seis meses. Entra na conta também o chamado “fator de uso”, que corresponde a 0,5 para beneficiários da tarifa social; 1,0 para a categoria residencial e 1,5 para todos os demais.

Por exemplo, em uma residência em que o by-pass for identificado e a média de consumo dos últimos seis meses for de 50 m³, o valor da multa a ser cobrada será em torno de R$1.800. Recebendo a notificação, o dono da casa tem o prazo de dez dias para comparecer ao Semasa e regularizar sua situação. Além da multa, o morador deverá adequar o seu hidrômetro ao padrão de ligação. Para isso, o usuário necessita ter a caixa padrão instalada em sua residência, conforme as instruções fornecidas pelo setor de atendimento do Semasa. A adoção do padrão facilita a fiscalização e a leitura do hidrômetro, além de contribuir com a conservação e a segurança do aparelho.

O pagamento da multa por infração não exime o infrator de reembolsar ao Semasa o valor do serviço, equipamento e material gastos para consertar os danos e também não impede a responsabilização criminal, além da multa por diferença de consumo, destinada a recuperar o que deixou de ser pago no período da fraude. O furto de água é enquadrado no Código Penal Brasileiro no artigo 155, parágrafo 3º, que prevê que “equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

A população pode denunciar ligações suspeitas pelos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.

Posts Relacionados

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo