Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Semasa lança portal com informações sobre as obras de esgoto

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – abriu, a partir desta segunda-feira (04/10), um novo canal de comunicação com os consumidores. No Portal Itajaí Saneada, http://itajaisaneada.semasaitajai.com.br a população tem acesso às informações sobre obras de implantação da rede coletora de esgoto. “O objetivo é dar ainda mais transparência ao andamento dos trabalhos, além de permitir que o morador acompanhe dia a dia a evolução das obras e se relacione diretamente com as equipes de engenharia e fiscalização”, comenta o diretor de Saneamento, engenheiro Sanitarista e Ambiental Victor Silvestre.

No menu do site tem o Diário de Obras, um mapa de ruas com informações atualizadas sobre as oito fases dos serviços, desde a escavação e assentamento da tubulação na rua; implantação de ramais das caixas de inspeção; período de acomodação do solo; repavimentação; acomodação do pavimento; limpeza da via; acabamentos e correções adicionais. O site traz informações sobre o Programa É Só Se Ligar e a lista de ruas com rede coletora pronta e conectada na Estação de Tratamento de Esgoto. Tem ainda materiais de educação ambiental e formulário para envio de dúvidas, sugestões ou reclamações. As mensagens são respondidas pelos fiscais.

Atualmente, o Semasa está investindo na implantação da rede coletora de esgoto nos bairros São João, São Judas, Dom Bosco, Vila Operária e em breve iniciará obras no Nossa Senhora das Graças. Na Murta e no Cidade Nova, os serviços estão na fase final. No São Vicente e Cordeiros, a rede está instalada em mais de 16.800 imóveis e deve ser colocada em funcionamento no ano que vem. Nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e em parte da Vila Operária a rede está em operação.

Para que esse amplo programa de saneamento seja possível, é fundamental que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) possa operar com maior capacidade. O Semasa está investindo na ativação de novos módulos na ETE Cidade Nova. A segunda etapa está sendo finalizada e vai tratar o esgoto dos bairros São Vicente, Cordeiros, Murta e Cidade Nova. Além disso, o Semasa vai construir três novos tanques, tendo sua capacidade ampliada de 130 litros por segundo para 630 litros por segundo.

“Obras de implantação de rede de esgoto são bastante complexas, demoradas e provocam transtornos no trânsito, porém os benefícios precisam ser melhor compreendidos. Esgoto tratado é garantia de rios e praias sem poluição e todo esforço feito agora reflete no meio ambiente, na qualidade de vida, na saúde e na valorização de imóveis”, observa o diretor.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo