Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Semasa lança portal com informações sobre as obras de esgoto

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – abriu, a partir desta segunda-feira (04/10), um novo canal de comunicação com os consumidores. No Portal Itajaí Saneada, http://itajaisaneada.semasaitajai.com.br a população tem acesso às informações sobre obras de implantação da rede coletora de esgoto. “O objetivo é dar ainda mais transparência ao andamento dos trabalhos, além de permitir que o morador acompanhe dia a dia a evolução das obras e se relacione diretamente com as equipes de engenharia e fiscalização”, comenta o diretor de Saneamento, engenheiro Sanitarista e Ambiental Victor Silvestre.

No menu do site tem o Diário de Obras, um mapa de ruas com informações atualizadas sobre as oito fases dos serviços, desde a escavação e assentamento da tubulação na rua; implantação de ramais das caixas de inspeção; período de acomodação do solo; repavimentação; acomodação do pavimento; limpeza da via; acabamentos e correções adicionais. O site traz informações sobre o Programa É Só Se Ligar e a lista de ruas com rede coletora pronta e conectada na Estação de Tratamento de Esgoto. Tem ainda materiais de educação ambiental e formulário para envio de dúvidas, sugestões ou reclamações. As mensagens são respondidas pelos fiscais.

Atualmente, o Semasa está investindo na implantação da rede coletora de esgoto nos bairros São João, São Judas, Dom Bosco, Vila Operária e em breve iniciará obras no Nossa Senhora das Graças. Na Murta e no Cidade Nova, os serviços estão na fase final. No São Vicente e Cordeiros, a rede está instalada em mais de 16.800 imóveis e deve ser colocada em funcionamento no ano que vem. Nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e em parte da Vila Operária a rede está em operação.

Para que esse amplo programa de saneamento seja possível, é fundamental que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) possa operar com maior capacidade. O Semasa está investindo na ativação de novos módulos na ETE Cidade Nova. A segunda etapa está sendo finalizada e vai tratar o esgoto dos bairros São Vicente, Cordeiros, Murta e Cidade Nova. Além disso, o Semasa vai construir três novos tanques, tendo sua capacidade ampliada de 130 litros por segundo para 630 litros por segundo.

“Obras de implantação de rede de esgoto são bastante complexas, demoradas e provocam transtornos no trânsito, porém os benefícios precisam ser melhor compreendidos. Esgoto tratado é garantia de rios e praias sem poluição e todo esforço feito agora reflete no meio ambiente, na qualidade de vida, na saúde e na valorização de imóveis”, observa o diretor.

Posts Relacionados

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário

Prefeito e vereadores cobram recursos no Congresso e Ministérios

Diário da Cidade

Pedidos de novos passaportes crescem 35% no posto da Polícia Federal do Itajaí Shopping

Águas de Penha apresenta proposta para implantar sistema de tratamento de esgoto na praia de São Miguel

Psicólogo do Hospital Marieta dá cinco dicas para reconhecer sinais de pressão em si próprio e nas pessoas ao seu redor

Loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público

Coordenadora do CAPS detalha ações do “Setembro Amarelo” na tribuna

Zera Dívida possibilita quitar ou renegociar débitos da conta da Águas de Penha

Parceria entre Águas de Penha e Digital Innovation One disponibiliza bolsa de estudos na área de tecnologia

Concessionária de água faz mutirão em Penha para cadastro de famílias na Tarifa Social

Vereadores rejeitam veto e aprovam dois projetos de lei em pauta

Afluentes Virtual estabelece conexão com lideranças comunitárias em Penha

Investimentos em tecnologia reforçam monitoramento do abastecimento de água em Penha

Security quer fechar novos clientes do setor portuário de Itajaí (SC)

Itajaí Shopping se transforma em um dos mais completos hubs de serviços de Santa Catarina