Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa prepara Estação de Tratamento de Esgoto para atender 80% do território urbano até 2022

Na tarde desta quarta-feira (03), a equipe técnica responsável pelo projeto de expansão da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no bairro Cidade Nova, realizou vistoria elétrica na estrutura já existente. Na visita, acompanhada pelo engenheiro eletricista do Semasa, Gilnei Almeida de Souza, foram analisadas as cargas elétricas dos equipamentos necessários para o pleno funcionamento, para que seja possível dimensionar a nova parte da estação, os módulos 3 e 4.

O estudo de ampliação da ETE leva em conta o crescimento populacional dos próximos 25 anos e os investimentos previstos na implantação da rede de esgoto. Atualmente, Itajaí conta com redes instaladas nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda e parte da Vila Operária. O esgoto é direcionado para o módulo 1. Nos bairros Cordeiros, São Vicente e Murta a fase é de implantação. Até 2022, a meta é alcançar 80% do território urbano com rede coletora e para isso a ETE deve ter a capacidade ampliada.

A empresa contratada para o estudo apresentará ao Semasa os projetos arquitetônico, hidráulico, estrutural, de fundações, de automação, de drenagem pluvial, de urbanização, de paisagismo, entre outros. O valor total do contrato é de R$ 899 mil e prevê também a identificação dos parâmetros ambientais de lançamento de efluentes e a quantificação da produção de esgoto por habitante. Com o estudo concluído será possível licitar a obra de ampliação.

A ETE Cidade Nova atua dentro das técnicas mais avançadas de redução de consumo de energia, garantindo maior eficiência em todas as fases de trabalho. A estação utiliza o sistema de lodo ativado com aeração forçada e tem capacidade de tratamento de 133 litros por segundo de resíduos domésticos, o que significa ser capaz de remover 95% da carga orgânica. Segundo o diretor de saneamento do Semasa, Victor Silvestre. “Com a construção da nova estrutura ao lado da estação de tratamento, Itajaí será capaz de tratar todo o esgoto produzido pela população urbana do município, promovendo qualidade de vida, saúde e desenvolvimento para a região”

Ativação do módulo dois da ETE Cidade Nova

Outro serviço que também ocorre na Estação de Tratamento de Esgoto é a ativação do módulo 2. A estrutura receberá os efluentes dos bairros São Vicente e Cordeiros. Para isso, foi realizada a impermeabilização da estrutura de concreto armado, com utilização de cristalizante. Também estão sendo realizadas pequenas alterações nas obras civis, além da instalação do sistema de aeração. Por fim, será feita a instalação de todos os equipamentos necessários para o funcionamento do módulo dois.

Estes projetos integram o conjunto mais amplo de ações que visam elevar o padrão de saneamento de Itajaí, conforme explica o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva. “Enquanto as frentes de trabalho preparam a rede para receber as ligações, na ETE Cidade Nova garantimos que os efluentes serão devolvidos à natureza em condições adequadas ao desenvolvimento da vida no Itajaí-mirim e em todo o município”, diz.

Posts Relacionados

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia