Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

SENAI Itajaí certifica 900 estudantes do Programa de Iniciação Profissional em parceria com a prefeitura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itajaí, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, certificou aproximadamente 900 estudantes de 32 turmas dos 7º, 8º e 9º anos do programa de Iniciação Profissional. A cerimônia realizada no Centreventos de Itajaí na noite de terça, dia 14, contou com a presença de 2 mil pessoas, incluindo autoridades, representantes do SENAI e familiares dos estudantes.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), regional da foz do Itajaí, Maurício César Pereira, o certificado aos estudantes do programa representa um passaporte para o futuro, pois poderão visualizar novas oportunidades profissionais. Conforme Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e do SENAI na região de Itajaí, o objetivo do SENAI com o Programa de Iniciação Profissional é o de despertar o interesse profissional dos estudantes e, principalmente, fazer com que eles conheçam as oportunidades que vão encontrar no mercado de trabalho.

As aulas começaram em março deste ano e seguem até dezembro no contraturno escolar, totalizando 210 horas por turma.  Presente na solenidade de certificação, o vice-prefeito Marcelo Sodré destacou a importância da parceria com o SENAI os investimentos da prefeitura de Itajaí em educação.  “Esse é um legado que ninguém pode tirar dos estudantes”, pontou.  Para a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso, a construção do conhecimento adquirida pelos estudantes é fundamental para o futuro que terão.

Para a estudante Julia Dalsochio, aluna da 8ª ano do ensino regular, avalia o curso como altamente positivo. “O conhecimento que tivemos pode nos ajudar no futuro”. Por conta do que aprendeu na iniciação profissional, Júlia já vislumbra uma carreira no setor de tecnologia ou informática.

Sobre o projeto de iniciação profissional

Desde 2018, o SENAI oferece cursos profissionalizantes a estudantes da rede municipal dos 7º, 8º e 9º anos, no contraturno escolar. Durante o curso, os alunos aprendem sobre:

Módulo I:

Introdução ao Empreendedorismo e Inovação

Introdução aos Princípios de Mecânica

Introdução a Informática

Eletricidade Básica

Introdução à Robótica

Módulo II

Comunicação e Postura Profissional

Automação Residencial e eletrônica básica

Jogos digitais

Introdução ao desenvolvimento do produto

Robótica II

Módulo III

Criatividade e Ideação

Introdução aos processos produtivos

Comunicação e Marketing

Projeto de vida e carreira

O curso tem como objetivos a formação de valores e atitudes, bem como promove e resgata a boa convivência, empatia, bem-estar, solidariedade e otimismo no ambiente escolar, familiar e da comunidade onde o aluno está inserido. Todas as ações são realizadas sem comprometer a seriedade e atenção que os processos de ensino aprendizagem demandam para o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma carreira profissional para os estudantes participantes.

Posts Relacionados

Natal Solidário: “Liga do Bem” fará doação de ceias a 350 famílias

MPF questiona lei de SC que possibilita criação de normas de segurança para imóveis residenciais já licenciados

Mais de 220 crianças são presenteadas no Natal Solidário da Karsten

Camboriú divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2024

Trio é preso após pichar muro sem autorização em Balneário Camboriú

Ferry-boat está contratando profissionais do setor marítimo para início imediato

Menina é encontrada após desaparecer por horas em região de mata, em Itajaí

Estudantes do SENAI de Brusque produzem e doam mais de 100 kits para lares de idosos

Mutirões para emissão de RG acontecem neste sábado em Balneário Camboriú

19 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana