Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Senar/SC promove 210 cursos gratuitos em Santa Catarina

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, a competitividade e os avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá 210 treinamentos gratuitos em diferentes regiões do Estado. Mais de três mil produtores e trabalhadores rurais serão beneficiados.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo salienta a importância da educação para diagnosticar e solucionar problemas, qualificar o trabalho e suprir as necessidades diárias dos produtores. “As transformações são fundamentais para promover a qualificação. As oficinas têm esse propósito, agregar conhecimento para atingir bons resultados”, ressaltou.

Para efetuar as inscrições, os produtores e trabalhadores rurais devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização. “O objetivo é promover a formação profissional e incentivar o empreendedorismo reforçando os bons resultados”, destacou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

CURSOS EM JANEIRO

Na região Oeste, 13 municípios serão contemplados: Abelardo Luz, Ipumirim, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Entre Rios, Xaxim, Xanxerê, Quilombo, Irati, Concórdia e Itá. Entre os cursos promovidos estão Produção Caseira de Massas – de 15 a 16 na sede do Sindicato Rural de Aberlado Luz; Criação de Bezzeras e Novilhas – de 27 a 28 no Hotel Moinho de Vento, em Faxinal dos Guedes; Olericultura Orgânica – de 14 a 16 na Linha Baronesa da Limeira em Chapecó; Frutas, Hortaliças e Temperos – de 15 a 16 na Sede do Centro dos Idosos, em Entre Rios; e Processamento de Carne de Frango – de 14 a 15 na Linha Saracura, em Concórdia.

Em Campos Novos, localizado no Meio Oeste, serão promovidos seis cursos: Confeitaria-de 15 a 16 na Associação da Prefeitura; Tratores e Implementos Agrícolas/Operação e Manutenção – de 15 a 17 no Sindicato Rural e na Epagri; Prevenção de Doenças Crônicas e Prevenção às Deficiências na Área Rural – ocorrerão paralelamente no dia 23 na sede da Biblioteca Municipal; Produção Caseira de Pães e Biscoitos – de 27 a 29 na Serraria Weiss; e Inclusão Digital Rural/Iniciação à Informática – de 30 a 31 no Sindicato Rural do município. Ocorrerão capacitações também nos municípios de Água Doce, Macieira, Catanduvas, Vargem Bonita, Erval Velho, Herval D’Oeste, Lebon Regis e Rio das Antas.

No Extremo Oeste serão ministrados Cultivo de Plantas Medicinais – de 22 a 23 na Linha Erveira em Dionísio Cerqueira; Controle Agroecológico de Pragas e Doenças – de 13 a 14 na Secretaria da Agricultura, em Águas Frias;  Artesanato de Crochê e Tricô – de 27 a 31 na Linha Platanéia, em Novo Horizonte; Jardineiro – de 30 a 31 na Sede/Crás, em Dionísio Cerqueira; Qualidade do Leite – de 14 a 15 na Linha São Roque, em Anchieta; Derivados de Leite – de 22 a 23 na Sede Aspume, em Iraceminha; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos – de 28 a 29 na Associação Cedrense de Promoção Humana (Acepro), em São José do Cedro; e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural – dia 29 no auditório da Prefeitura Municipal, em Flor do Sertão.

No Planalto Serrano serão abordados as seguintes capacitações: Artesanato com Pintura –  de 23 a 28 no Salão Comunitário de Cruzeirinho, em Anita Garibaldi; Turismo Rural/Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios – de 20 a 21 no Sindicato Rural, em Bom Retiro; Inseminação Artificial em Bovinos – de 20 a 23 na Fazenda Castanheiro, em Painel; Bordado com Patchcolagem – de 21 a 23 na Capela do Luizinho, em São Joaquim; Cultivo Protegido de Hortaliças – de 27 a 28 na residência de Nazide Conceição, em São José do Cerrito; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha – de 27 a 30 na Sede CLD/CTG Campestre Catarinense, em Urubici; e Produção Caseira de Pães e Biscoitos – de 29 a 31 no Salão da Capela do Luizinho, em São Joaquim.

Em Araranguá, na região Sul, seis cursos serão ministrados. Entre eles, Doma Racional de Equideos – de 13 a 17 na Lagoa da Serra. Em Biguaçu será abordado Formas Associativas no Meio Rural – de 13 a 14 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Na Sede do Sindicato Rural de Maleiro será promovido, de 13 a 16, o curso de Artesanato com Pintura; Entre as capacitações de Palhoça estão previstas: Culinária de peixes e frutos do mar – de 20 e 21, na Casa da Cultura Açoriana; e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias – de 27 a 28, em El Shadai. Inclusão Digital Rural/Iniciação à Informática será promovido de 28 a 29, em Paulo Lopes; e Artesanato  de Costura em Tecidos – de 20 a 23 na Prefeitura e São Bonifácio.

No Vale do Itajaí serão promovidos os cursos de Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos – de 21 a 22 na Igreja Católica/Baú Central, em Ilhota; Turismo Rural/Planejamento e Implantação de Negócios – de 28 a 29 em Engenho do Novo, em Gaspar; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias – de 14 a 15 na sala do Sindicato Rural, em Imbuia; Beneficiamento e Conservação de Pescado – de 16 a 17 em Margem Esquerda, em Ituporanga; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – de 13 a 15 no Paraná Forest, em São João do Itaperiú; Processamento de Carne de Frango – de 23 a 24 na Sociedade Brüderthal, em Guaramirim; e Emissão de Guias de Trânsito Aimal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) – dia 28 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Massaranduba.

A programação ocorrerá também no Norte catarinense. Serão ministrados os cursos de Operação e Manutenção de Roçadeira – e 14 a 15 na Sede da Epagri, em Canoinhas; Manejo de Gado Leiteiro – de 23 a 24 no pavilhão da Igreja de Lança, em Porto União; Turismo Rural/Planejamento e Implantação de Negócios – de 30 a 31 na Casa de Cultura, em Itaiopólis; Produção de mudas frutíferas – de 28 a 29 na Sede do Sindicato Rural, em Joinville; Meliponicultura – de 21 a 22 no Parque de Exposições e na propriedade Alcides Frogel, em Mafra; Motosserra/Operação e Manutenção no Corte de Árvores – de 27 a 29 na Colônia Ruthes, em Major Vieira; Floricultura – de 21 a 22 no salão de Rodeio Grande, em Monte Castelo; e Cultivo Protegido de Hortaliças – de 29 a 30 na casa do Sr. Otto Muller, em São Bento do Sul.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira