Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Sérgio Adriano H. chega em Florianópolis com a mostra Ruptura do invisível

Sérgio Adriano H. chega em Florianópolis com a mostra Ruptura do invisível

Depois de passar por Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, o projeto do artista Sérgio Adriano H. chega em Florianópolis com a mostra Ruptura do invisível. A curadoria é de Fabiana Lopes. Na próxima quarta-feira e quinta, dias 21 e 22, ele realiza a exposição/ação na parte externa da Fundação Cultural Badesc e, na sexta, dia 23, oferece o workshop Fotoperformance: imagem filosófica do corpo

 (veja o serviço).

Os trabalhos da exposição decorrem de uma intervenção do artista nas obras da série O visível do invisível, um conjunto de 12 fotos nas quais mostra o seu rosto ora pintado de branco ora pintado de preto. Nessas imagens antigas, ele emprega sabão em pó e água sanitária, produto de limpeza que garante o branqueamento de tecidos. No gesto da distorção, a dor de ser negro no Brasil.

O preconceito racial permeia a poética desse artista que tem o corpo, a palavra, a fotografia e a história como ferramentas discursivas. Sérgio incorpora um vocabulário político dentro do seu processo estético. A política, entendida como espaço, encontro e processos de transformação, também está manifesta em seu modo nômade e disponível nas ruas, nas escolas, nas praças, nas galerias.

Com uma atuação transregional, o artista adota estratégias, referências e parcerias em favor da criação, da circulação dos trabalhos e da produção de conhecimento e reflexão. Uma de suas marcas é o permanente desejo de contato direto com o público, a céu aberto, onde pode dialogar sobre as questões da vida e da arte. Aprecia conversas com jovens e realiza projetos específicos voltados ao contexto escolar.

O objetivo é o deslocamento, a ambição de ultrapassar fronteiras na tentativa de alcançar em praças, calçadões, centros culturais e museus quem não costuma acompanhar o circuito de arte contemporânea, colocar artista-obra-público em diálogo com a cidade e estimular infinitas leituras e experimentações estéticas. “A arte possibilita nos mantermos vivos e lúcidos. Precisamos, no entanto, quebrar paradigmas sociais, analisar e questionar “como as regras (Verdades Apresentadas) são impostas e por quem”, diz o artista.

Luta contra a invisibilidade

Sérgio Adriano H. é uma referência na luta contra a invisibilidade da produção afro-brasileira no circuito de arte contemporânea. Os debates Diálogos ausentes realizados em São Paulo em 2016 deram consistência a outros projetos interessados no uso de conhecimento para denunciar obstáculos engendrados pelo racismo estrutural, na ampliação dos limites institucionais e no protagonismo dos negros na sociedade. Sérgio Adriano H. integra cada vez mais essas discussões a partir de autorretratos criados solitariamente em estúdio com o próprio rosto pintado de dois modos, ora todo de branco e com choro de lágrimas negras, ora em tom negro e lágrimas brancas.

Conquistas

O projeto Ruptura do invisível conquistou o Prêmio Edital Elisabete Anderle 2017 desenvolvido pelo governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura. Sempre interessado nos fluxos de informações na sociedade contemporânea, naquilo que é apresentado como verdade, nesta série de trabalhos o artista discute a questão do racismo no Brasil. A curadoria é de Fabiana Lopes que reflete sobre esses embates. Com sabão em pó e água sanitária, Sergio Adriano H imprime interferências nas fotografias da série Branco de alma preta e Preto de alma branca com sabão em pó e água sanitária. A ação dos materiais resulta em uma nova imagem.

 

Sobre o artista

Sérgio Adriano H., nascido em Joinville (SC) em 1975, é artista visual, performer, pesquisador e produtor cultural. Vive e produz entre as cidades de Joinville e São Paulo.  Formado em artes visuais, mestre em filosofia (Faculdade de São Bento/SP – 2016), integra o Grupo P.S. com a artista Priscila dos Anjos e tem obras em acervos públicos e particulares. Em 2014, foi selecionado como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina. Em 2014, em São Paulo, funda a Residência Artística Diva Base 44, com o propósito de acolhimento de artistas de diferentes nacionalidades com o qual quer resinificar o cotidiano e a urbe a partir da arte. Já integrou cerca de 90 exposições individuais, coletivas e salões. Nos três últimos anos se destacou na 8ª Bienal Argentina de Fotografia Documental, 2018, Tucumano; Somos Todos Iguais – Centro Cultural de Justiça Federal, Rio de Janeiro, 2018; Bienal das Artes – Sesc, Brasília; Antípodas – Diverso e Reverso, Bienal de Curitiba, 2017; Diálogo Ausentes, Itaú Cultural, São Paulo – SP, 2016/17 e Complexo da Maré, Rio de Janeiro – RJ, 2017. Conquistou, entre outras premiações, o 3° Salão das Artes, Mogi das Cruzes (SP-2016), Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014 e 2017, 10° Salão Nacional Elke Hering (Blumenau SC-2012), 10° Salão Nacional de Arte (Itajaí SC-2005).

Serviço Florianópolis Exposição/Ação

O quê:  Exposição/ação Ruptura do invisível

Quando: 21 e 22.11.2018, 12h às 17h

Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Oro Preto, 216, centro, Florianópolis (SC), tel.: 3224-8846

Quanto: Gratuito

Serviço Florianópolis Workshop

O quê: Workshop Fotoperformance: imagem filosófica do corpo

Quando: 23.11.2018, 9h às 13h

Onde: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Oro Preto, 216, centro, Florianópolis (SC), tel.: 3224-8846

Quanto: Gratuito

Saiba mais: https://www.facebook.com/sergioadrianoh e Contatos:

Ass. imprensa: NProduções Néri Pedroso (jorn.) neripedroso@gmail.com (48) 9-9911-9837 (Tim/Whats) 3248-4158 Facebook: Néri Pedroso

Sergio Adriano H: Tel.: (11) 9-4265-5179

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados