Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Série de vídeos celebra os contadores de histórias de Canelinha

Os registros audiovisuais retratam causos fantásticos contados por mestres da cultura popular da cidade

Como uma das etapas do projeto Histórias à Moda Velha, a La Luna Cia. de Teatro e a Cia. Andante Produções Artísticas divulgam, a partir desta semana, três documentários que registram as visitas realizadas pela equipe a contadores e contadoras de histórias de Canelinha. Os vídeos podem ser assistidos nos canais das duas companhias no YouTube.

Através dessas conversas com mestres e mestras da cultura popular, o projeto busca valorizar e registrar causos e conhecimentos transmitidos tradicionalmente pela oralidade, com atenção especial ao universo das narrativas fantásticas.

Relatos que envolvem visagens, aparições fantasmagóricas, lobisomens, bruxas, bolas de fogo. Para coletar essas histórias, foram visitadas 15 pessoas do município, principalmente idosos e idosas detentores desses saberes. Entre as personagens entrevistadas estão também algumas benzedeiras, em virtude do interesse da equipe em salvaguardar os conhecimentos relacionados à prática do benzimento e suas histórias de ordem sobrenatural.

A atriz Amália Leal ressalta a importância dos materiais audiovisuais produzidos pelo projeto. “O registro dessas histórias em vídeo é de extrema importância porque não nos interessa apenas o conteúdo delas, mas também a forma como são contadas. A performance dessas contadoras e contadores, bem como as palavras escolhidas, o sotaque, as expressões e o gestual também são foco da pesquisa e são difíceis de serem registradas de forma escrita”, comenta.

Histórias à Moda Velha é um projeto desenvolvido em parceria entre a La Luna Cia. de Teatro e a Cia. Andante Produções Artísticas com financiamento pela Secretaria da Cidadania (SDC) do Governo Federal através do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha (2019).

Outras ações

Além dos três documentários, o projeto Histórias à Moda Velha está rendendo outros desdobramentos bastante importantes. Já foram lançados quatro episódios de podcast de áudio, em que os integrantes do projeto recontam as histórias coletadas durante o trabalho; alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Cruz e Souza, de Tijucas, São João Batista, de São João Batista, e Minervina Laus, de Canelinha, assistiram à exibição online do espetáculo Noite Forrada, da La Luna Cia. de Teatro; e no próximo dia 16 de dezembro (quinta-feira), acontece o Baile do Verbo, em Canelinha, momento para reconhecer a importância da tradição oral e homenagear os contadores e as contadoras de histórias ouvidos pelo projeto enquanto mestres da cultura popular.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça