Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Serviço de transporte Uber consegue primeira vitória na Justiça de Joinville

Decisão da juíza Karen Reimer, nesta sexta-feira, autoriza o serviço de transporte privado Uber a operar na cidade. Ainda em caráter liminar, a decisão impede que a Secretaria de Infraestrutura Urbana do Município pratique atos que proíbam motoristas do aplicativo de exercer sua função, ou imponha multas a eles.

O serviço está em operação desde o dia 9 de dezembro, e quatro dias depois, cinco motoristas haviam sido notificados durante fiscalização da Prefeitura de combate ao transporte clandestino.

A decisão da juíza tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Joinville, que chegou a emitir parecer há uma semana pela legalidade do serviço. De acordo com o coordenador geral de comissões da OAB, Marcus da Silva, o serviço privado tem amparo em lei federal e os tributos são recolhidos onde a empresa presta serviço.

— Não há polêmica sobre este assunto na esfera jurídica — diz o advogado.

Resultado de mandado de segurança ingressado por motoristas credenciados no aplicativo em Joinville, a decisão tem como principal argumento a característica diferenciada do serviço praticado pelo Uber em relação aos taxistas. O Uber, segundo a juíza, é um serviço privado individual, amparado na lei federal de mobilidade rbana (nº 12.587/2012), já os taxistas oferecem serviço público, com regras específicas.

— Apenas taxistas têm pontos específicos e exclusivos em locais públicos de grande fluxo, permissão para transitar em faixas exclusivas, isenção de IPVA, descontos para aquisição de automóveis e outros. Todavia, o reconhecimento destes benefícios não importa em reconhecer também que os taxistas são os únicos com direito de exercer o serviço de transporte individual de passageiros — explica Karen, que completa:

— Além de todos os motivos expostos, da arguição de que vivemos novos tempos, de que não podemos impedir os avanços da tecnologia, impondo restrições aos cidadãos com protecionismo exacerbado e prejudicial ao progresso do País, temos que a proibição implicaria imposição de um monopólio ilegal.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH