Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Serviços online dos Cartórios de Imóveis aumentam 20% em Santa Catarina durante pandemia

Cresceu 20% a procura por atos eletrônicos nos Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A crise de saúde pública, que mudou a forma do cidadão realizar as suas atividades diárias, fez também com que os cartórios adaptassem seus serviços ao formato digital, tornando possível a realização de registros de imóveis, pesquisas de bens e emissão de certidões de forma totalmente online, ao mesmo tempo em que zelam pela saúde dos usuários.

Em 2019, entre março e abril foram realizados 241.671 atos online; já em 2020, foram efetuados 290.937. Dentre os serviços mais requisitados, a pesquisa eletrônica foi realizada 140.609 vezes em março. No mesmo mês do ano passado, foram realizadas 86.432 pesquisas dessa natureza. Ou seja, houve crescimento de 82%, só neste serviço.  Em abril, a função mais requisitada foi a de emissão da Certidão Eletrônicas de Imóveis: em 2019 foram 13.435 solicitações e, em 2020, 24.521, culminando em um crescimento de 82%.

Para o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRI/SC), Luiz Eduardo Freyesleben Silva, o uso de serviços eletrônicos é a melhor alternativa diante da atual crise de saúde pública. “Os Cartórios de Imóveis de Santa Catarina estão integrados eletronicamente e prontos para atender aos usuários que precisarem praticar atos, consultar registros de imóveis e pedir certidões para efetuarem negócios, ou mesmo prestarem informações sobre suas propriedades, sem que necessitem sair de casa”, disse.

Assim, o cidadão que precisar realizar qualquer um dos trâmites para registro de propriedades de forma virtual pode acessar o portal www.registrodeimoveis.org.br. Por meio desta plataforma é possível enviar documentos para registro de um imóvel e acessar uma série de serviços, prestados pelos 129 Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina, entre eles a visualização de matrículas (registros), pedidos de certidões, pesquisa de bens, além de outras funcionalidades exclusivas.

 

Sobre o CRI/SC

Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRI/SC) é a entidade representativa dos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado. Fundado em 18/10/2013, o CRI/SC é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em contribuir com o aperfeiçoamento técnico, tecnológico e jurídico do setor, buscando a melhoria constante da prestação de serviços registrais imobiliários ao usuário e a evolução tecnológica do setor.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê