Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Serviços online dos Cartórios de Imóveis aumentam 20% em Santa Catarina durante pandemia

Cresceu 20% a procura por atos eletrônicos nos Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A crise de saúde pública, que mudou a forma do cidadão realizar as suas atividades diárias, fez também com que os cartórios adaptassem seus serviços ao formato digital, tornando possível a realização de registros de imóveis, pesquisas de bens e emissão de certidões de forma totalmente online, ao mesmo tempo em que zelam pela saúde dos usuários.

Em 2019, entre março e abril foram realizados 241.671 atos online; já em 2020, foram efetuados 290.937. Dentre os serviços mais requisitados, a pesquisa eletrônica foi realizada 140.609 vezes em março. No mesmo mês do ano passado, foram realizadas 86.432 pesquisas dessa natureza. Ou seja, houve crescimento de 82%, só neste serviço.  Em abril, a função mais requisitada foi a de emissão da Certidão Eletrônicas de Imóveis: em 2019 foram 13.435 solicitações e, em 2020, 24.521, culminando em um crescimento de 82%.

Para o presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRI/SC), Luiz Eduardo Freyesleben Silva, o uso de serviços eletrônicos é a melhor alternativa diante da atual crise de saúde pública. “Os Cartórios de Imóveis de Santa Catarina estão integrados eletronicamente e prontos para atender aos usuários que precisarem praticar atos, consultar registros de imóveis e pedir certidões para efetuarem negócios, ou mesmo prestarem informações sobre suas propriedades, sem que necessitem sair de casa”, disse.

Assim, o cidadão que precisar realizar qualquer um dos trâmites para registro de propriedades de forma virtual pode acessar o portal www.registrodeimoveis.org.br. Por meio desta plataforma é possível enviar documentos para registro de um imóvel e acessar uma série de serviços, prestados pelos 129 Cartórios de Registro de Imóveis de Santa Catarina, entre eles a visualização de matrículas (registros), pedidos de certidões, pesquisa de bens, além de outras funcionalidades exclusivas.

 

Sobre o CRI/SC

Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRI/SC) é a entidade representativa dos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado. Fundado em 18/10/2013, o CRI/SC é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em contribuir com o aperfeiçoamento técnico, tecnológico e jurídico do setor, buscando a melhoria constante da prestação de serviços registrais imobiliários ao usuário e a evolução tecnológica do setor.

Posts Relacionados

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)

Startup chapecoense conquista 2°lugar e prêmio de R$ 90.000,00 em evento estadual

Conheça as startups selecionadas para a 1ª edição do BRDE Labs SC Venture