Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Sesc abre inscrições gratuitas para II Jornada de Turismo Social, que acontece nos dias 09 e 10 de outubro, em Florianópolis

Sesc abre inscrições gratuitas para II Jornada de Turismo Social, que acontece nos dias 09 e 10 de outubro, em Florianópolis

Turismo e Sustentabilidade Ambiental: contribuições, paradoxos e desafios para o desenvolvimento sustentável”, é o tema da II Jornada de Turismo Social, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, nos dias 09 e 10 de outubro de 2017, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.sesc-sc.com.br/jornada. Na página também é possível conferir a programação completa.

O objetivo do evento é ampliar a compreensão do conceito de Turismo Sustentável, promover a reflexão da atividade turística como uma estratégia eficaz de conscientização e preservação ambiental, além de compartilhar boas práticas que valorizam o aspecto inclusivo, humanista e sustentável. A programação trará pesquisadores e profissionais com expertise na área, para ministrar workshops sobre temas atuais voltados à atividade turística, bem como painéis sobre ética, bem comum e meio ambiente, que vão traçar paralelos entre conceito e a prática do turismo sustentável. Também serão apresentadas experiências inovadoras, que ilustram o enfoque ambiental praticado em diversos segmentos do turismo.

O primeiro painel, no dia 09 de outubro, às 9h30, será ministrado pelo Prof. Dr. Júlio Mendes, da Universidade do Algarve, de Portugal, que abordará o tema “2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A experiência de Portugal para a melhor gestão dos destinos”. No mesmo dia, das 14h às 18h, o Painel Experiências inovadoras apresenta os cases de sucesso do Museu Comunitário Engenho do Sertão: saberes tradicionais (Bombinhas – SC); Ecomuseu Ribeirão da Ilha (Florianópolis – SC); A experiência de Turismo Eco-cultural da Rede TobTerra: Turismo de Observação de baleias por Terra (Garopaba – SC); Projeto Viva Ciranda (Joinville – SC); Selo de qualidade no Turismo do Paraná: diferencial competitivo e gestão sustentável para micro e pequenas empresas (Sebrae – PR); Vales da Uva e do vinho Goethe (Urussanga – SC); A Ilha de Porto Belo como modelo de gestão do uso turístico recreativo para a sustentabilidade ambiental de destinos insulares do Brasil (Porto Belo – SC); Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: atuação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina na gestão do patrimônio histórico (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina); e do Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel: desafios da gestão compartilhada para o desenvolvimento do turismo (Paranaguá – PR).

No dia 10 de outubro, o evento abre às 08h30, com a mesa redonda “O turismo no Sesc: transformação social para um mundo mais sustentável”, em que serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos pelos Departamentos Regionais do Sesc na região Sul e São Paulo. Às 10h, acontece o painel “Ética, bem comum, meio ambiente e turismo sustentável”, com participação da Profa. Dra. Helena Araújo Costa (UNB), do Prof. Dr. Helio Hintze (Fazer Pensar) e do Prof. Dr. Thiago Beraldo Souza (ICMBIO). A programação encerra com Workshops, das 14h às 16h30, com cinco temas diferentes: Ecomuseu; Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação: Desafios e Oportunidades; Turismo e Educação Ambiental; Ecogastronomia; e Indicadores de competitividade para o turismo.

+ Sobre o Turismo Social Sesc

Por meio do programa de Turismo Social, o Sesc elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, para que as pessoas possam conhecer novos lugares e culturas, mas principalmente que possam aprender e se desenvolver por meio das experiências de viagem e convívio com outros realidades. Em Santa Catarina, a Instituição conta com três meios de hospedagem: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar em Florianópolis, o Sesc Pousada Rural em Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc em Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. Também promove passeios e excursões com saída das Unidades para destinos regionais, nacionais e internacionais. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.

PROGRAMAÇÃO II JORNADA DE TURISMO SOCIAL SESC:

09 DE OUTUBRO

08h: Credenciamento

09h: Cerimônia de abertura

09h30: Painel “2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A experiência de Portugal para a melhor gestão dos destinos.” Ministrante: Prof. Dr. Júlio Mendes (Universidade do Algarve / Portugal)

12h: Almoço no Hotel Sesc Cacupé (por adesão c/ valor de comerciário)

14h às 18h: Painel Experiências inovadoras:
– Museu Comunitário Engenho do Sertão: saberes tradicionais (Bombinhas – SC)
– Ecomuseu Ribeirão da Ilha (Florianópolis – SC)
–  A experiência de Turismo Eco-cultural da Rede TobTerra: Turismo de Observação de baleias por Terra (Garopaba – SC)
– Projeto Viva Ciranda (Joinville – SC)
– Selo de qualidade no Turismo do Paraná: diferencial competitivo e gestão sustentável para micro e pequenas empresas (Sebrae – PR)
– Vales da Uva e do vinho Goethe (Urussanga – SC)
– A Ilha de Porto Belo como modelo de gestão do uso turístico recreativo para a sustentabilidade ambiental de destinos insulares do Brasil (Porto Belo – SC)
– Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: atuação da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina na gestão do patrimônio histórico (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina)
– Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel: desafios da gestão compartilhada para o desenvolvimento do turismo (Paranaguá – PR)

16h30: Coffee Break

10 DE OUTUBRO

08h30: Mesa redonda “O turismo no Sesc: transformação social para um mundo mais sustentável”. Apresentação de projetos inovadores desenvolvidos pelos Departamentos Regionais do Sesc na região Sul e São Paulo.

10h: Painel “Ética, bem comum, meio ambiente e turismo sustentável”. Participantes: Profa. Dra. Helena Araújo Costa (UNB), Prof. Dr. Helio Hintze (Fazer Pensar), Prof. Dr. Thiago Beraldo Souza (ICMBIO)

12h: Almoço no Hotel Sesc Cacupé (por adesão c/ valor de comerciário).

14h às 16h30 | Workshops:
– Ecomuseu
– Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação: Desafios e Oportunidades
– Turismo e Educação Ambiental
– Ecogastronomia
– Indicadores de competitividade para o turismo

Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis: Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670 – Cacupé.
Mais informações pelo telefone (48) 3251.4844

Inscrições gratuitas: www.sesc-sc.com.br/jornada 

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH