Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Sesc celebra o mês do idoso, em outubro, com programação especial em Santa Catarina

Sesc celebra o mês do idoso, em outubro, com programação especial em Santa Catarina

1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa. Para celebrar a longevidade, todos o anos, o Sesc em Santa Catarina realiza uma programação especial gratuita voltada ao público maior de 60 anos, ao longo do mês de outubro – o “mês do idoso” – em todas as regiões do Estado. A Instituição é pioneira no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos participantes. Em média cinco mil idosos participam das atividades sistematizadas do Sesc por ano.

Em 2017, o Sesc promove mais uma edição do projeto “Idoso em Foco”, com atividades diversificadas e dinâmicas, envolvendo vivências, oficinas, palestras, confraternizações e muito mais. O objetivo é proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, incentivando a interação social, o protagonismo e empoderamento social deste público.

A programação alusiva à data já começou em algumas Unidades e segue até 31 de outubro, em Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis (Prainha e Estreito), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Urubici. A agenda completa, com datas, horários e locais, pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/evento/3740/null.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

A comemoração do mês do idoso abre oficialmente neste domingo, dia 1º/10, com eventos especiais em Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Tubarão. Em Balneário Camboriú, haverá o “Encontro Anos dourados”, das 12h às 14h, no Sesc. Em Blumenau, acontece a Blitz da Saúde, na Praça do Teatro Carlos Gomes, das 9h às 12h.  O Sesc em Brusque promove diversas ações ao longo do dia, com destaque para o “Encontro da Alegria”, às 13h30, com apresentações dos idosos e dinâmicas de integração e dança. No Sesc em Florianópolis (Prainha), a programação acontece das 10h às 12h, com oficinas, encontro de histórias e poesias para pais, avós e netos, Festival de Voleibol Câmbio entre gerações, jogos tradicionais e sessão seguida por debate do curta-metragem “Costurando Vidas”, resultado de um curso de cinema para os idosos oferecido na Unidade. No Sesc em Jaraguá do Sul, acontecem apresentações, palestras, exposição de fotos e oficinas, a partir das 10h. Em Joinville a programação inicia às 8h30 com a Caminhada da Rua do Lazer até o Zoo Botânico, e no retorno ao Sesc, às 10h, segue com diversas atividades. Em Lages, o evento acontece no Parque Jonas Ramos (Tanque), das 14h às 17h, com atividades esportivas, exercícios e jogos para a memória, grupo de cantoria, dança circular, e apresentações culturais.

ENCONTRO DOS IDOSOS DO SESC

Em âmbito estadual, pelo terceiro ano consecutivo, a Instituição promove o “Encontro dos Idosos do Sesc”, para reunir os participantes dos grupos das Unidades no Estado. Neste ano, a atividade aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, com participação de 248 idosos, e terá outra momento de 24 a 26 de outubro, no Sesc Pousada Rural em Lages, com uma programação diversificada que traz oficinas, confraternizações e passeios.

ENCERRAMENTO EM FLORIANÓPOLIS

O encerramento, no dia 31 de outubro, às 14h, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, será com um evento de comemoração aos 10 anos do Projeto Idoso Empreendedor, que desde 2007 já incluiu digitalmente aproximadamente 10 mil idosos, em todas as Unidades do Sesc/SC. A metodologia do projeto não se caracteriza como um curso, mas sim como um processo em grupo, onde os participantes socializam experiências.

Os inscritos no Idoso Empreendedor Módulo I e II utilizam instrumentos do computador e internet como ferramentas impulsionadoras, entre elas as mídias digitais. Além disso, o Sesc passou a ofertar também as Oficinas Empreendedoras, em que os participantes utilizam equipamentos como tablet, smartphones, androids, e máquinas fotográficas. Através destas ferramentas são realizadas atividades com estimulo ao empreendedorismo e protagonismo social, contribuindo para o aprendizado da tecnologia e oportunizando a todos um processo de interação social.

A programação contará com palestra com o expert sobre o Envelhecimento, Alexandre Kalache que trará a temática “A Produtividade na longevidade”. Kalache é PhD e Co-President, International Longevity Centre (ILC) Global Alliance President, ILC-Brazil HelpAge International Global Ambassador on Ageing. Trabalhou por anos na Organização Mundial da Saúde ajudando a criar políticas para um envelhecimento ativo e saudável. Fundou a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres. Lançou o marco político do envelhecimento ativo e o Movimento Global das Cidades Amigas dos Idosos. E hoje preside o Centro Internacional de Longevidade.

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

O Sesc em Santa Catarina realiza o Trabalho Social com Idosos em todas as Unidades em Santa Catarina, com programações que visam desenvolver o protagonismo social, bem como fortalecer o empoderamento e a autonomia dos participantes. Entre os grupos mais procurados estão o projeto Idoso Empreendedor e as Oficinas Empreendedoras, que por meio da inclusão digital, redes sociais, aplicativos de smartphones e empreendedorismo social, contribuem para o protagonismo e emponderamento do idoso. A Instituição também oferece para esta faixa etária Grupos Interativos, GRUPATI – Grupo de Estudos sobre a Pessoa Idosa, Grupos de Cantoria, Grupo de Voluntários, Dança Circular, Xodó (grupo intergeracional) e Grupo da Memória.

O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê