Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Sesc em Itajaí recebe mostra itinerante da 32ª Bienal de São Paulo e ações educativas

Sesc em Itajaí recebe mostra itinerante da 32ª Bienal de São Paulo e ações educativas

A mostra fica em cartaz de 06/10 a 03/12 e as ações educativas acontecem de 31/08 a 02/09, no Sesc em Itajaí. As inscrições para participar das palestras e laboratórios estão abertas.

Itajaí, no litoral norte catarinense, é uma das 14 cidades brasileiras que receberá a itinerância da 32ª Bienal de São Paulo, com um recorte da exposição. A mostra chega a Santa Catarina através de uma parceria entre a Fundação Bienal de São Paulo e o Sesc e ficará aberta para visitação gratuita, de 06 de outubro a 03 de dezembro, na Galeria de Artes do Sesc em Itajaí e no térreo da Unidade, apresentando obras de oito artistas. No período que antecede o evento, serão oferecidas ações educativas em diálogo com o projeto, para professores e educadores, estudantes, artistas e público em geral. As palestras e laboratórios acontecem de 31 de agosto a 02 de setembro e estão com inscrições gratuitas abertas podem ser realizadas ao CLICAR AQUI.

O objetivo da Fundação Bienal de São Paulo com este programa de itinerâncias é ampliar a difusão da arte contemporânea e promover o acesso de novas audiências aos conteúdos e obras da mostra apresentada na Capital paulista. Com o tema “Incerteza Viva”, a 32ª Bienal de São Paulo tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra teve curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México) e contou com a participação de 81 artistas e coletivos.

No Sesc em Itajaí, estarão expostas as obras dos artistas Bárbara Wagner (Brasil), Ebony G. Patterson (Jamaica), Gilvan Samico (Brasil), Jonathas de Andrade (Brasil), José Bento (Brasil), Opavivará! (Brasil), Rosa Barba (Itália) e Wilma Martins (Brasil). Também serão exibidos filmes que desdobram e complementam a pesquisa e os trabalhos dos artistas convidados para esta edição da Bienal.

AÇÕES EDUCATIVAS

As formações acontecem de 31/08 a 02/09, no Sesc em Itajaí, em diálogo com a itinerância da 32ª Bienal de São Paulo e a publicação educativa “Incerteza Viva – Processos artísticos e pedagógicos”. A ideia é promover a reflexão sobre os objetivos e as maneiras de se aproximar das práticas artísticas em contextos de aprendizagem. Serão propostos exercícios práticos coletivos, para aprofundar os temas sugeridos pela curadoria e as obras dos artistas presentes na mostra no Sesc em Itajaí. A participação na atividade garante recebimento da publicação educativa e de certificado digital.

A palestra “Incerteza viva: Conceitos e Artistas” abre a programação educativa no dia 31/08 (quinta-feira), das 19h às 21h. A conversa abrange uma breve apresentação da história da Fundação Bienal de São Paulo e o processo de desenvolvimento e conceitos da 32ª Bienal. Também serão abordadas as pesquisas de artistas que integram a itinerância, como Bárbara Wagner e Gilvan Samico. A ação é destinada ao público geral.

O Laboratório “Acolher incertezas em ambientes de aprendizagem” acontece em dois momentos: nos dias 1º e 2 de setembro, das 10h às 13h. A proposta de aproximar à proposta curatorial da 32ª Bienal, partindo dos processos de criação de artistas da exposição e do texto “Escrever e Saber”, de Mia Couto, presente na publicação educativa. A ação é destinada a professores e educadores.

No dia 1º, das 18h30 às 21h30, será realizado o Laboratório “Processos criativos em educação”. O objetivo é aproximar processos criativos de artistas e de professores, relacionando ações educativas e obras da 32ª Bienal. Por meio de metodologias colaborativas, baseadas na publicação educativa, novas proposições serão elaboradas e discutidas em grupos. A ação é destinada a professores e educadores.

O Laboratório “Ecologias cotidianas” está marcado para 2 de setembro, das 14h30 às 17h30. A atividade aborda uma noção ampliada e múltipla de ecologia, bem como trocas de energia e mapeamentos presentes no cotidiano por meio de processos criativos de artistas da 32ª Bienal como Jonathas de Andrade e OPAVIVARÁ!. Serão propostas discussões em grupo e criações entre os participantes. A ação é destinada a estudantes, artistas e público em geral.

Sesc em Itajaí: Rua Almirante Tamandaré, 259. Centro, Itajaí-SC. Telefone (47) 3249-3850
+ Informações/Dúvidas: programaeducativo@bienal.org.br

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH