Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Sesc SC celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável nesta terça-feira (18/06)

Sesc SC celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável nesta terça-feira (18/06)

A Instituição oferece um cardápio especial com foco no aproveitamento integral e funcional dos alimentos e realiza Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil

Para celebrar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, nesta terça-feira, 18 de junho, o Sesc vai oferecer um cardápio especial em seus 18 restaurantes no Estado e realizar o Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil, em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e Palhoça. A data foi estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento a gastronomia ambientalmente responsável, que promove o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Nos restaurantes do Sesc o público poderá apreciar um menu elaborado com foco no aproveitamento integral e funcional dos alimentos. O cardápio inclui pratos como: farofa de casca de abacaxi com bacon, carne de panela com legumes, filé de frango na manteiga de ervas, costelinha suína ao molho de maracujá, mostarda e mel e maçãs assadas com crumble de canela.

A Instituição tem restaurantes em Balneário Camboriú, Blumenau (Shopping Neumarkt e Hotel Sesc Blumenau), Brusque, Concórdia, Florianópolis (Estreito, Prainha e Hotel Sesc Cacupé), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages (Coral e Pousada Rural Sesc Lages), Laguna, Palhoça, São Joaquim, Tubarão, Urubici, Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis). O valor do quilo do buffet varia de acordo com o local. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/restaurantes-do-sesc.

O Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil é um concurso de receitas elaboradas pelas cozinheiras e merendeiras das entidades cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc. A Instituição realiza a atividade todos os anos para compartilhar saberes e sabores e premiar as instituições que desenvolvem as melhores receitas, aplicando os conhecimentos abordados nas ações educativas realizadas pelas equipes técnicas do Mesa Brasil. São avaliadas a aplicabilidade das Boas Práticas de Manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, além de outros quesitos que vão desde a organização durante a produção até o empratamento, com a tradicional degustação das delícias. Mais informações sobre os horários e locais do Festival de Receitas estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/festival-de-receitas.

18 de junho, Dia da Gastronomia Sustentável 

A data, celebrada mundialmente, foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU adotada no fim de 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma manifestação das diferentes sociedades associada à diversidade natural e cultural do planeta. Definiu-se a data de 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. Na resolução, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades. A recomendação da Nações Unidas é de que países alinhem as atividades para o Dia às prioridades nacionais.

Related posts

Projeto Troco Solidário do Fort Atacadista destina mais de R$ 244 mil a instituições catarinenses

Quality Hotel Blumenau marca presença na edição de 25 anos da BNT Mercosul

Crianças a partir de cinco anos já devem se consultar com um ortodontista

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: