Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Sesc SC celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável nesta terça-feira (18/06)

Sesc SC celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável nesta terça-feira (18/06)

A Instituição oferece um cardápio especial com foco no aproveitamento integral e funcional dos alimentos e realiza Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil

Para celebrar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, nesta terça-feira, 18 de junho, o Sesc vai oferecer um cardápio especial em seus 18 restaurantes no Estado e realizar o Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil, em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e Palhoça. A data foi estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento a gastronomia ambientalmente responsável, que promove o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.

Nos restaurantes do Sesc o público poderá apreciar um menu elaborado com foco no aproveitamento integral e funcional dos alimentos. O cardápio inclui pratos como: farofa de casca de abacaxi com bacon, carne de panela com legumes, filé de frango na manteiga de ervas, costelinha suína ao molho de maracujá, mostarda e mel e maçãs assadas com crumble de canela.

A Instituição tem restaurantes em Balneário Camboriú, Blumenau (Shopping Neumarkt e Hotel Sesc Blumenau), Brusque, Concórdia, Florianópolis (Estreito, Prainha e Hotel Sesc Cacupé), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages (Coral e Pousada Rural Sesc Lages), Laguna, Palhoça, São Joaquim, Tubarão, Urubici, Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis). O valor do quilo do buffet varia de acordo com o local. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/restaurantes-do-sesc.

O Festival de Receitas – Saberes e Sabores do Mesa Brasil é um concurso de receitas elaboradas pelas cozinheiras e merendeiras das entidades cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc. A Instituição realiza a atividade todos os anos para compartilhar saberes e sabores e premiar as instituições que desenvolvem as melhores receitas, aplicando os conhecimentos abordados nas ações educativas realizadas pelas equipes técnicas do Mesa Brasil. São avaliadas a aplicabilidade das Boas Práticas de Manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, além de outros quesitos que vão desde a organização durante a produção até o empratamento, com a tradicional degustação das delícias. Mais informações sobre os horários e locais do Festival de Receitas estão disponíveis em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/festival-de-receitas.

18 de junho, Dia da Gastronomia Sustentável 

A data, celebrada mundialmente, foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU adotada no fim de 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma manifestação das diferentes sociedades associada à diversidade natural e cultural do planeta. Definiu-se a data de 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. Na resolução, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades. A recomendação da Nações Unidas é de que países alinhem as atividades para o Dia às prioridades nacionais.

Related posts

Santa Catarina bate recordes na exportação de soja

Franquia em expansão oferece oportunidade para quem busca empreender no segmento de cuidados com idosos

Timbó (SC) recebe 3ª edição do maior festival colaborativo do mundo

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: