Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itapema

Sessão gratuita de cinema em Bombinhas exibe três filmes neste domingo

Projeto Cinema no Bairro vai realizar uma mostra de três curtas-metragens para a comunidade do bairro José Amândio

Entre as diversas frentes de atuação da Tramela Produções, de Bombinhas, certamente o fortalecimento da cena do cinema na região tem lugar de destaque. Tanto na produção audiovisual quanto no estímulo ao consumo de obras cinematográficas pelo público. Neste domingo (2), a produtora realiza mais uma importante ação neste sentido através do projeto Cinema no Bairro, que promove a exibição de três curtas-metragens no importante Espaço Cultural Engenho do Miminho, no bairro José Amândio. A sessão é totalmente gratuita, com início a partir das 18h e classificação livre.

A proposta é oferecer à comunidade do bairro, onde há pouco acesso a equipamentos e serviços artístico-culturais, a oportunidade de vivenciar uma experiência de fruição artística. Integram a programação os filmes Leréu do Sertão e Vidas de Engenho, produzidos pela própria Tramela Produções, e Rasga Mortalha, filme paraibano.

Leréu do Sertão é um filme dirigido por Santiago José Asef e Marcos Aurino Pinheiro, um trabalho de pesquisa que registra a memória rural de Bombinhas através de relatos da manifestação do leréu, um folguedo popular regional quase perdido no tempo. Vidas de Engenho, dirigido por Aline Lúcia Vieira, é um registro sobre a importância da história, da memória, da resistência e da poesia da cultura dos engenhos de farinha em Bombinhas. Já o curta Rasga Mortalha tem direção de Pattrícia de Aquino, de São Domingos do Cariri, na Paraíba, e conta a história de seu Arlindo, um senhor que vive no interior do Brasil e que passa a ouvir os rumores da vizinhança e os barulhos da coruja agourenta.

Responsável pela Tramela Produções, a produtora cultural e multiartista Aline Lúcia Vieira fala sobre a ideia do intercâmbio entre a produção audiovisual local e do Nordeste. “A ideia de exibir filmes sobre a cultura de Bombinhas e a cultura nordestina é trazer a integração entre esses dois lugares e suas culturas. O bairro José Amândio tem muitos moradores vindos do Nordeste e também é local de famílias da comunidade tradicional de Bombinhas que ainda mantêm vivas as tradições da cultura da cidade”, explica.

O projeto Cinema no Bairro é uma iniciativa da Tramela Produções, realizado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Audiovisual, sob co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura.

 

Serviço:

O quê: Cinema no Bairro – exibição dos filmes Leréu do Sertão, Rasga Mortalha e Vidas de Engenho;

Quando: 2 de junho (domingo), a partir das 18h;

Onde: Espaço Cultural Engenho do Miminho – Final da Rua Hiena, José Amândio – Bombinhas (SC);

Quanto: Gratuito;

Classificação: Livre.

Posts Relacionados

Exposição em Bombinhas neste sábado reúne trabalhos produzidos em curso de fotografia documental

Ranchos de pesca de Bombinhas iniciam provas da oitava edição da gincana cultural do Saragaço

Itapema recebeu mais uma edição do Araxá de Todas as Cores no último domingo (26)

Obras em Itajaí e Itapema recebem certificação por segurança no trabalho

Oficina de produção audiovisual de baixo orçamento ocorre em Bombinhas na próxima semana

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Itapema já sente impactos da obra de alargamento da praia e valorização pode superar BC

Programação de aniversário de 62 anos de Itapema contará com eventos esportivos, culturais e show nacional com Rick & Renner

Porto Belo entra para o mercado imobiliário de luxo

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas