Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Setembro Amarelo é tema de evento gratuito sobre amor e felicidade na Univali de Balneário Camboriú

Palestra com monge budista Gen Geden e painel com especialistas em saúde mental organizados pela CDL marca o mês dedicado à prevenção do suicídio

 

Uma palestra sobre “O poder do grande amor”, com o monge budista Gen Geden, e um painel com diferentes especialistas sobre “Felicidade, cuidados e atenção ao suicídio: é possível?” abrem oficialmente na próxima segunda, dia 2, a programação do Setembro Amarelo em Balneário Camboriú. O evento – com início às 19h no auditório do bloco 7 do campus da Univali de Balneário Camboriú – é aberto e gratuito ao público e marca o mês dedicado à prevenção do suicídio. A ação é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Psiquiatria,  Rotary e Rotaract Club, Univali, DCE Univali e Uniavan.

A intenção, segundo a diretora de Relações Institucionais da CDL, Luciene Vieira, é chamar a atenção para a importância da valorização da vida. A abertura do evento terá a participação de um representante do poder público municipal, que trará informações sobre felicidade e qualidade de vida em Balneário Camboriú. Na sequência, Gen Geden falará ao público sobre o poder do amor. Monge budista de tradição Kadampa desde 2004 – também conhecido como Budismo Moderno – Gen Geden fez doutorado na École Nationale Supérieure des Mines de Paris, na França, e é professor aposentado da Unicamp.

Já o painel sobre felicidade e atenção ao suicídio contará com a participação da mestre em Psicologia Eliz Mrine Wiggers, com o sociólogo e professor Carlos Eduardo Bastos; e com o médico psiquiatra Mário João Bisi Júnior. O debate entre os especialistas será mediado pela jornalista Helen Francine. “O objetivo da campanha é debater um assunto que primeiro adoece a alma, encurta a existência de milhares de vidas, destrói famílias inteiras, mas ainda é considerado tabu no país: o suicídio”, explica a coordenadora da CDL Mulher, Mirvana Andreis.

A CDL de Balneário Camboriú também estará vendendo camisetas da campanha Setembro Amarelo 2019 pelo valor de R$ 25. Em tecido tecnológico, a peça é especial para atividades físicas e vem estampada com a frase “Celebre a Vida”. O lucro das vendas será revertida à Navibalc, núcleo de apoio a vida de  Balneário Camboriú, mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV) da cidade. As camisetas também podem ser encontradas na Papelaria Millenium, Loja Luciene, Líbere Fashion School e CDL.

Caso de saúde

A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. O organismo internacional considera a prática do suicídio um problema de saúde pública e recomenda que países identifiquem os principais métodos que algumas pessoas usam para pôr fim à própria vida. Com isso, é possível restringir o acesso a esses meios.

Outras medidas para prevenir esse tipo de morte é a implementação de políticas para limitar o consumo abusivo de álcool e drogas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa.

AGENDA

Evento Setembro Amarelo da CDL

Palestra “O poder do grande amor”, com monge Gen Geden

Local: Campus da Univali de Balneário Camboriú (auditório do bloco 7)

Data:  2 de setembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Valor: Gratuito

 

Painel “Felicidade, cuidados e atenção ao suicídio: é possível?”.

Eliz Mrine Wiggers – mestre em psicologia

Carlos Eduardo Bastos – Sociólogo e professor

Dr. Mário Joao Bisi Junior – Médico Psiquiatra

Local: Campus da Univali de Balneário Camboriú (auditório do bloco 7)

Data:  2 de setembro (segunda-feira)

Horário: 20h30

Valor: Gratuito

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência