Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Setembro Amarelo é tema de evento gratuito sobre amor e felicidade na Univali de Balneário Camboriú

Palestra com monge budista Gen Geden e painel com especialistas em saúde mental organizados pela CDL marca o mês dedicado à prevenção do suicídio

 

Uma palestra sobre “O poder do grande amor”, com o monge budista Gen Geden, e um painel com diferentes especialistas sobre “Felicidade, cuidados e atenção ao suicídio: é possível?” abrem oficialmente na próxima segunda, dia 2, a programação do Setembro Amarelo em Balneário Camboriú. O evento – com início às 19h no auditório do bloco 7 do campus da Univali de Balneário Camboriú – é aberto e gratuito ao público e marca o mês dedicado à prevenção do suicídio. A ação é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Psiquiatria,  Rotary e Rotaract Club, Univali, DCE Univali e Uniavan.

A intenção, segundo a diretora de Relações Institucionais da CDL, Luciene Vieira, é chamar a atenção para a importância da valorização da vida. A abertura do evento terá a participação de um representante do poder público municipal, que trará informações sobre felicidade e qualidade de vida em Balneário Camboriú. Na sequência, Gen Geden falará ao público sobre o poder do amor. Monge budista de tradição Kadampa desde 2004 – também conhecido como Budismo Moderno – Gen Geden fez doutorado na École Nationale Supérieure des Mines de Paris, na França, e é professor aposentado da Unicamp.

Já o painel sobre felicidade e atenção ao suicídio contará com a participação da mestre em Psicologia Eliz Mrine Wiggers, com o sociólogo e professor Carlos Eduardo Bastos; e com o médico psiquiatra Mário João Bisi Júnior. O debate entre os especialistas será mediado pela jornalista Helen Francine. “O objetivo da campanha é debater um assunto que primeiro adoece a alma, encurta a existência de milhares de vidas, destrói famílias inteiras, mas ainda é considerado tabu no país: o suicídio”, explica a coordenadora da CDL Mulher, Mirvana Andreis.

A CDL de Balneário Camboriú também estará vendendo camisetas da campanha Setembro Amarelo 2019 pelo valor de R$ 25. Em tecido tecnológico, a peça é especial para atividades físicas e vem estampada com a frase “Celebre a Vida”. O lucro das vendas será revertida à Navibalc, núcleo de apoio a vida de  Balneário Camboriú, mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV) da cidade. As camisetas também podem ser encontradas na Papelaria Millenium, Loja Luciene, Líbere Fashion School e CDL.

Caso de saúde

A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. O organismo internacional considera a prática do suicídio um problema de saúde pública e recomenda que países identifiquem os principais métodos que algumas pessoas usam para pôr fim à própria vida. Com isso, é possível restringir o acesso a esses meios.

Outras medidas para prevenir esse tipo de morte é a implementação de políticas para limitar o consumo abusivo de álcool e drogas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa.

AGENDA

Evento Setembro Amarelo da CDL

Palestra “O poder do grande amor”, com monge Gen Geden

Local: Campus da Univali de Balneário Camboriú (auditório do bloco 7)

Data:  2 de setembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Valor: Gratuito

 

Painel “Felicidade, cuidados e atenção ao suicídio: é possível?”.

Eliz Mrine Wiggers – mestre em psicologia

Carlos Eduardo Bastos – Sociólogo e professor

Dr. Mário Joao Bisi Junior – Médico Psiquiatra

Local: Campus da Univali de Balneário Camboriú (auditório do bloco 7)

Data:  2 de setembro (segunda-feira)

Horário: 20h30

Valor: Gratuito

Related posts

Empreendedoras brasileiras podem participar de evento global no Canadá

Práticas locais para atrair os turistas: Costa Verde & Mar lança o Tour de Experiência

Workshop gratuito de cervejas Handwerk promete atrair apreciadores da bebida ao Balneário Shopping

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: