Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Shows gratuitos acontecem de 07 a 14/07, em Chapecó, Lages, Florianópolis, Laguna, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville

Índio Cachoeira e Ricardo Vignini, dois dos violeiros mais atuantes do Brasil, circulam na Rede Sesc de Música com o show “Viola Caipira Duas gerações”, que une tradições e modernidades do instrumento. As apresentações são gratuitas e acontecem nos teatros do Sesc em Chapecó (07/07), Lages (08/07), Florianópolis (09/07), Laguna / Cine Teatro Mussi (10/07), Itajaí (12/07), Jaraguá do Sul (13/07) e Joinville (14/07). A programação detalhada pode ser consultada em: http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/2758/null.

 

Cachoeira, virtuose na viola caipira, é hoje considerado um dos maiores violeiros da cultura tradicional caipira. Era motorista de ônibus em Guarulhos, fez parte da dupla Cacique e Pajé, quando conheceu Ricardo Vignini, um dos violeiros mais atuantes na atualidade, e também produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Logo de início foi um encontro musical certeiro, de sintonia. Encontro que inovou e descobriu, sem deixar de lado as influências e raízes dos artistas. Vignini produziu 3 CDs e um DVD de Índio Cachoeira e juntos realizaram dezenas de apresentações pelo país. A vontade de gravar um trabalho em parceria surgiu em 2012 quando se apresentaram na França e o público cobrou um CD da dupla. Logo a ideia se tornou viável, com o apoio do Prêmio da Música Brasileira da Funarte.

 

O CD “Viola Caipira duas gerações” vem com 12 faixas instrumentais e a participação de três convidados: Marcelo Berzotti no baixo, André Rass na percussão (ambos do grupo Matuto Moderno) e Sérgio Turcão, também no baixo. Traz composições próprias e algumas regravações com forte influência latina, já que Cachoeira aprendeu e incorporou o estilo quando conviveu com músicos bolivianos. Entre as regravações estão “La Paloma” (Sebastian Iradier) e “Moliendo Café” (Hugo Blanco/José Manzo Perroni), canção venezuelana, um grande sucesso no Brasil na década de 60 com o nome de “Moendo Café”, na interpretação de Poly e seu conjunto. Entre as próprias, a faixa “Viola de Chumbo” beira o rock psicodélico, em uma homenagem à banda Led Zeppelin. O trabalho será lançado em fevereiro de 2014 pelo selo Folguedo, com distribuição da Tratore.
Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_JZzeFS98JE

 

José Pereira de Souza (Índio Cachoeira)

Índio Cachoeira é o maior violeiro da cultura tradicional caipira do Brasil. Nascido em 1952, em Junqueirópolis (SP), divisa com Mato Grosso do Sul. Ex-motorista de ônibus do município de Guarulhos. É um virtuose na viola caipira, admirado por nomes como Ivan Vilela, Rui Torneze, Paulo Freire, e o guitarrista americano Woody Mann. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região. Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). Em 1995 tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou e gravou por cinco anos. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Mattos, Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas sessões, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além disso, seguindo a tradição dos velhos violeiros, fabrica a sua própria viola e outros instrumentos como o que ele chama de Canaã, uma pequena viola de 15 cordas, além de harpas, violões e cavaquinhos.

 

Ricardo Vignini

Nascido na capital de São Paulo é um dos violeiros mais atuantes do Brasil. É também produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Gravou cinco CDs ao lado da banda Matuto Moderno e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Integra o duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, obtendo grande repercussão nacional e internacional, apresentando versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil. Foi um dos palestrantes no “Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira – 2008”, realizado em Belo Horizonte/MG. Dividiu o palco com artistas americanos como Bob Brozman – turnê brasileira em 2003 – e Woody Mann, em 2006 e 2008. Leciona viola caipira e guitarra há 18 anos e produz CDs de vários artistas há 10 anos. Apresentou-se nos EUA, Europa e América Latina. Entre gravações e apresentações também trabalhou com Lenine, Zé Geraldo, Spok, Lucio Maia (Nação Zumbi), Renato Teixeira, Liminha, Pena Branca, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, André Abujamra, Ivan Vilela, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Matuto Moderno, Paulo Simões. É proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.

 

CRONOGRAMA

A programação detalhada pode ser consultada em http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/2758/null
Os ingressos são gratuitos e distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo, no local do evento, sujeito à lotação.

 

– 07/07, às 20h, no Teatro do Sesc em Chapecó. Rua Brasília, 475-D – J. Itália (49) 3319-9100

 

– 08/07, às 20h, no Teatro Sesc em Lages, na Avenida Dom Pedro II, 1693. (49) 3322-3936

– 09/07, às 20h no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis. Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro. (48) 3229-2200

 

– 10/07, às 20h, no Cine Teatro Mussi, em Laguna. Rua Eng. Colombo Machado Salles, s/n – Centro Histórico. (48) 3644.0152

 

– 12/07, às 20h, no Teatro Sesc em Itajaí. Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro (47) 3249.3850

 

– 13/07, às 20h, no Teatro Sesc em Jaraguá do Sul. Rua Jorge Czerniewicz, 633. (47) 3275-7800

 

– 14/06, às 20h, no Teatro Sesc em Joinville. Rua Itaiópolis, 470 – Centro. (47) 3441-3300

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana