Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Simpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta-feira

Simpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta-feira

A rede de proteção animal existente no município, a adoção, o abrigo e a castração foram alguns dos temas discutidos na tarde desta quarta-feira (13), no 1º Simpósio de Proteção Animal de Balneário Camboriú. O evento, ocorrido na Câmara de Vereadores, reuniu professores, especialistas em educação e demais interessados no assunto.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Programa Terra Limpa e Conselho de Proteção Animal (COMPA), o simpósio foi planejado para dar início a um projeto de educação ambiental voltado à proteção animal, especialmente os domésticos, que o Município pretende implantar.

“Nossos animais de estimação são membros da grande família humana”, disse a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones, na abertura do evento.

Presidente do COMPA e secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes destacou as ações que o Município desenvolve relacionadas à causa animal. Entre elas, estão a criação do salvamento 24h (pelo telefone 153) de animais de rua (para casos graves), a ampliação dos valores investidos na área e a aquisição de uma viatura nova para resgates da Guarda Ambiental.

O secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Ike Gevaerd, ressaltou a importância de parcerias que o Município tem com ONGs que cuidam de animais domésticos e silvestres. Com sede no Bairro Nova Esperança, a ONG Viva Bicho abriga animais domésticos abandonados e maltratados e encaminha-os para adoção. Em 2017, deram entrada na ONG 1.044 animais, entre cães e gatos. Foram doados 820. E houve 1.897 castrações. Atualmente, vivem no local 600 animais. “Não queremos que o abrigo seja o último lar deles. Por isso a gente trabalha em cima de adoções, fazendo feiras mensalmente. ONG não é a solução, não é deposito de animais, tem que ser só o último recurso para aquele que não tem para onde ir. Então, é preciso ensinar as pessoas desde crianças de que os animais têm de ser respeitados”, contou a presidente da Viva Bicho, Pamela Israelson.

Vereadora em Itajaí envolvida com a proteção animal, Renata Narcizo falou no simpósio sobre o que os simpatizantes da causa podem fazer para colaborar com o bem-estar dos pets. Tornar-se madrinha ou padrinho dos bichos de rua é uma das atitudes que podem ser tomadas, fornecendo ração, água e casinha, além de ajudar com recursos para castração.

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina