Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Sindicont e Rotary recolhem mais de 4 mil quilos de materiais recicláveis

Sindicont e Rotary recolhem mais de 4 mil quilos de materiais recicláveis

O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu a Semana de Ação com recolhimento de lixo eletrônico e ação ecológica às margens do acesso à BR-282. Foram recolhidos 1.200 quilos de material eletrônico, entre CPUs, monitores, teclados, impressoras, notebooks, climatizadores, entre outros.

Os materiais foram recolhidos entre os associados e foi entregue nessa semana à REC – Reciclagem de Eletrônicos Chapecó. Todo o material eletrônico é reciclável. O processo inicia por meio de uma triagem, depois os aparelhos são desmontados e cada componente (carcaça, vidros, placas de circuito, plásticos) são separados e encaminhados para reciclagem.

Também foi feito recolhimento de lixo no acesso à BR-282, com participação da diretoria e associados ao Sindicont e integrantes do Rotary Club Chapecó Leste. De acordo com o coordenador da ação, Pedro Lopes, foram recolhidos cerca de 3.500 quilos de materiais que foram encaminhados ao Verde Vida.

Lopes frisou que o objetivo da ação é contribuir com o meio ambiente. “Também queremos conscientizar a população sobre a importância da correta destinação tanto do lixo eletrônico como dos demais materiais que muitas vezes são depositados em locais inapropriados e poderiam ser encaminhados para reciclagem”.

O estudo “A Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária, do técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Sandro Pereira Silva, divulgado neste ano, mostra avanços nos últimos anos em reciclagem. “O índice de reciclagem de latas de alumínio variou de 56% para 91,5%, o de papel de 37% para 43,7%, o de vidro de 33% para 47%, o de embalagens PET de 18% para 54,8%, o de lata de aço de 23% para 43,5% e o de embalagem longa vida de 10% em 1999 para 26,6% em 2008”, relata a pesquisa.

As estimativas apontam para uma geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil em torno de 160 mil toneladas diárias, sendo que 30% a 40% são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. Porém, apenas 13% desses materiais são encaminhados para reciclagem.

A Ação Ecológica do Sindicont contou com a parceria da Papelaria Vitória, Linfer Fechaduras e Cursos Einsteen Chapecó. Também apoiam a iniciativa o Rotary Club Chapecó Leste e a Fluxo Eletrônica Industrial.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH