Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Sintomas e como lidar com a primeira menstruação

São Paulo, novembro de 2023 – A chegada da primeira menstruação é um marco significativo na vida de uma menina, marcando a transição da infância para a adolescência. Para ajudar as meninas e suas famílias a entenderem e lidarem com esse momento crucial, a plataforma de Kira by Intimus® – site especialista em autocuidado produzido por Intimus® – reuniu informações sobre os principais sintomas e como navegar por essa fase da vida.

Sintomas da primeira menstruação

Antes mesmo da primeira menstruação, o corpo de uma menina em crescimento começa a dar sinais de que esse momento se aproxima. Esses sinais são principalmente devidos ao aumento da produção do hormônio estradiol, que desempenha um papel importante no desenvolvimento da estatura, órgãos sexuais e funções musculares.

De acordo com estudos, algumas das mudanças corporais mais significativas que ocorrem nas meninas antes da primeira menstruação incluem:

  1. Espichada: as meninas experimentam um aumento significativo na altura, começando cerca de um a dois anos antes da maturação dos órgãos sexuais. Esse surto de crescimento da puberdade pode durar de seis meses a um ano e geralmente começa entre os 8 anos e meio e 11 anos e meio, atingindo um pico em torno dos 12 anos e meio.

  1. Surgimento dos seios: antes da primeira menstruação, os seios das meninas começam a se desenvolver, inicialmente como “botões mamários”. Esse desenvolvimento leva cerca de quatro anos até a maturação completa.

  1. Secreção vaginal: a flora vaginal muda à medida que os hormônios variam, resultando em secreções vaginais que podem se tornar mais esbranquiçadas ou levemente amareladas.

  1. Curvas do corpo mais acentuadas: as mudanças nas curvas do corpo são mais notáveis no quadril, que se alarga, mas podem ocorrer em outras áreas, dependendo do biotipo da pessoa.

  1. Variações de humor: as flutuações hormonais podem afetar o humor, levando a mudanças emocionais. Isso é normal e faz parte do processo de crescimento.

Como lidar com os sintomas da primeira menstruação

Entender essas mudanças é essencial, mas também é crucial ter um ambiente de apoio para discutir questões relacionadas à menstruação. Conversar com familiares, amigos ou profissionais de saúde pode fornecer conforto e informações importantes. Algumas dicas para lidar com as mudanças que ocorrem após a primeira menstruação incluem:

  • Privacidade: a menstruação é uma questão pessoal e íntima. Compartilhe com pessoas em quem confia e evite transformar isso em um assunto público.

  • Cuidado médico: agende uma consulta com um ginecologista para entender seu corpo e manter sua saúde em dia.

  • Absorventes: não tenha vergonha de usar absorventes menstruais. Lembre-se de trocá-los a cada 4 horas para manter a higiene.

  • Higiene íntima: use apenas água e sabonete neutro para a higiene íntima. Evite duchas internas e produtos perfumados.

  • Atividades físicas: a prática de atividades leves, como caminhadas, pode ajudar a aliviar desconfortos relacionados ao ciclo menstrual.

  • Respeito pelo seu tempo: não sinta pressão para se comportar como uma mulher adulta imediatamente. Respeite seu próprio ritmo e vá progredindo gradualmente.

  • Apoio profissional: se você estiver tendo dificuldades para lidar com a primeira menstruação ou seu ciclo menstrual, consulte um ginecologista para orientação.

A chegada da primeira menstruação é uma experiência compartilhada por todas as mulheres, e não há necessidade de enfrentá-la sozinha. Compartilhe sua experiência e apoie outras meninas durante essa fase de transição.

SOBRE KIRA

De origem russa, “kira” significa “liderança” e reforça a assinatura de Intimus®, “Menstruada ou não, ela pode”, que busca dar luz às conquistas femininas e desmistificar as percepções negativas da sociedade referentes à menstruação.

Para chegar ao formato ideal e conversar com adolescentes que estão iniciando no universo de saúde íntima com a chegada da menarca ou que já vivem seus ciclos há alguns anos, o projeto da Kira começou a ser desenvolvido em 2020 com uma abordagem que contemplou inovação aberta, diálogo e troca com as consumidoras, além de jornadas de design thinking e desenvolvimento ágil. A ferramenta está em constante atualização para atender às demandas e necessidades das usuárias. O projeto contou com a participação de um time especializado da Kimberly-Clark no Brasil e na América Latina.

Intuitiva, Kira by Intimus® permite que as consumidoras se cadastrem gratuitamente e tenham acesso a um calendário menstrual personalizado, além de encontrar, em um único espaço, informação confiável e conteúdo acolhedor, sempre atualizado de forma dinâmica, sobre ciclo menstrual, saúde e bem-estar, sexualidade e sororidade.

Foto: Freepik

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana