Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Site da Câmara de Vereadores cria espaço para participação popular

Agora é possível acompanhar a tramitação e opinar sobre projetos de lei de forma online

Uma nova ferramenta está disponível no site da Câmara de Vereadores de Itajaí: o Acesso do Cidadão. Através da ferramenta é possível acompanhar a tramitação de projetos, requerimentos, moções, emendas e opinar se é favorável ou contrário ao projeto. Também dá para enviar sugestões ao autor da proposta.

Para utilizar o serviço é simples: basta preencher um breve formulário no site: www.cvi.sc.gov.br. O acesso fica no canto direto da página inicial e das páginas internas. Após a finalização do cadastro, basta pesquisar os projetos por tipo, palavra ou autor. Nas matérias de interesse, basta clicar em acompanhar proposição. Assim, o cidadão poderá facilmente verificar a tramitação dos projetos, saber se recebeu parecer favorável das comissões e se está pronto para ir à votação.

“O objetivo é fazer com que as as pessoas possam acompanhar o dia-a-dia do nosso trabalho, os projetos que são de seus interesses e também opinar, para que a população não se sinta parte do processo eleitoral apenas no período da campanha.  Implementamos a ferramenta a pedido dos vereadores Rubens Angioletti (Podemos) e Adriano Klawa (PSL). Entendemos que as pessoas precisam se envolver com o poder legislativo e acreditamos que assim estaremos aproximando o cidadão do legislativo”, destaca Marcelo Werner (PSC), presidente da Câmara de Vereadores.

Outra mudança é a inserção de enquete nos projetos de lei e emendas. Depois do cadastramento, é só pesquisar o projeto em que deseja opinar e dar o voto. O resultado parcial aparece logo após a confirmação da participação. Também é disponibilizado um espaço em branco para inclusão de sugestões ou críticas à proposta. Os comentários serão disponibilizados ao autor do projeto.

QR Code na sessão já é realidade

Recentemente a Câmara de Vereadores implantou outra inovação que permite mais acessibilidade durante a sessão ordinária: o QR Code (um código de barras que pode ser facilmente escaneado usando a câmera do celular). Ao acessar o código, o usuário é direcionado ao roteiro da sessão ordinária na mesma hora.

Desde o dia 18 de março o QR Code fica no rodapé dos vídeos das sessões e qualquer pessoa pode acessar as informações do que está sendo apresentado em tempo real. É possível visualizar qual o período da sessão, quais as pautas de leitura, moções, requerimentos e projetos de lei que estão em votação.

A ferramenta foi proposta pelo vereador Marcelo Werner. Com total transparência dos atos, o objetivo dessa tecnologia é fornecer à população acesso rápido às informações, de maneira simples e ágil.

Posts Relacionados

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares