Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

SKOL abre a roda para todo mundo e testa carrinho de compras que auxilia pessoas com deficiência visual nos supermercados

SKOL abre a roda para todo mundo e testa carrinho de compras que auxilia pessoas com deficiência visual nos supermercados

Sem deixar a roda parar de girar, SKOL quer dar mais autonomia a quem não enxerga na hora de fazer suas compras cotidianas

Com a inovação no seu DNA e a missão de abrir a roda para todo mundo, a cerveja SKOL não para de inventar. Depois de ter possibilitado pessoas com deficiência auditiva curtirem o Carnaval com mochilas que reproduzem as batidas da música, a cerveja mais democrática do Brasil quer facilitar a vida de quem não enxerga quando o assunto é ir aos supermercados.

De acordo com dados do IBGE, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país. É muita gente. Pensando nisso, a marca procurou pessoas sem qualquer visão ou com alguma dificuldade para enxergar para mapear suas necessidades. Entre as reclamações, uma recorrente foi de algo simples e cotidiano: fazer compras em um supermercado pode não ser tão fácil quanto deveria.

Nos relatos, as pessoas com deficiência contaram que, mesmo que a maioria das lojas tenha funcionários disponíveis para ajudá-los, muitos não têm treinamento para fazê-lo da forma adequada.

Como SKOL acredita que ir ao supermercado e comprar uma cerveja deveria ser uma experiência descomplicada para todos, a marca está apoiando um projeto que abre a roda da inclusão e dá mais autonomia às pessoas cegas na ida ao supermercado.

Em um primeiro momento, o carrinho acessível da SKOL foi testado na cidade de São José, na Grande Florianópolis (SC). Em desenvolvimento há pelo menos um ano e meio, o projeto foi concebido pela Paim Comunicação e desenvolvido pela D2G Tecnologia, contando com a ajuda de pessoas com deficiência visual e da Acic (Associação Catarinense de Integração ao Cego).

O mercado dos testes foi todo mapeado previamente pela empresa de tecnologia e conta com vários QR Codes no teto, que se conectam com o carrinho por meio de Wi-Fi quando ele dá a partida. Diego Trindade e Grégory Gusberti, diretores da D2G, explicam que o robô tem uma plataforma própria e que pode se adaptar às necessidades dos usuários à medida que os testes forem acontecendo. O carrinho também conta com sensores que ajudam o usuário a interpretar obstáculos dinâmicos, como gôndolas extras, lixeiras ou pessoas.

Por meio de uma barra sensível ao toque, o deficiente visual posiciona as mãos autorizando o carrinho a andar, e, com um fone de ouvido e microfone, segue as instruções da inteligência artificial. Até o momento, 19 produtos foram cadastrados. Ao chegar na gôndola solicitada, há uma escrita em braile que facilita a confirmação do deficiente visual. Ao fim das compras, o carrinho se dirige automaticamente para o caixa preferencial de acessibilidade.

“Sem o suporte de SKOL e da Cervejaria Ambev, projetos como esses dificilmente sairiam de uma sala de universidade ou ganhariam a proporção que podem alcançar. Além disso, a partir deste carrinho acessível inúmeras outras ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência visual poderão surgir”, disse Trindade, da D2G.

“Para SKOL, uma coisa só é legal se for igual para todo mundo. E fazer compras não seria diferente. Como tudo que envolve SKOL, a marca está abrindo a roda da inclusão e apoiando uma iniciativa inovadora e democrática que é cara de SKOL e tentando tornar mais simples a vida das pessoas com deficiência visual”, diz Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.

Para conferir como foi a semana de teste e ouvir o depoimento de alguns consumidores, basta acessar o vídeo: https://youtu.be/Iy5gNj7_M8g

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados