Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Smart Water reduz custos durante a crise hídrica

Conceito de Smart Water surge como uma solução para redução de custos e otimização de operações nas empresas

A crise hídrica está impactando diversos setores da sociedade, com o aumento das tarifas de energia elétrica. Para as empresas, o cenário é ainda pior, em função das dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid 19 e do alto custo de energia e água, que podem impactar suas operações. Buscando formas de economizar e otimizar suas atividades, algumas empresas estão recorrendo às soluções eficientes, sustentáveis e automatizadas.

“O conceito de Smart Water é fundamentado em um tripé formado pelo uso eficiente e sustentável da água; pela aplicação de estruturas verdes, baseadas na natureza; e a gestão integrada de dados”, explica Paula Vilela, líder do setor de Água e Saneamento da Ramboll Brasil, braço nacional de uma das maiores consultorias ambientais do mundo. “Com a adoção dessas práticas, as empresas reduzem efetivamente o consumo de água, com otimização de processos agregados às melhorias operacionais”, completa.

Voltada especificamente para empresas e indústrias, a solução integrada de Smart Water tem como objetivos reduzir o desperdício; incentivar a prática do reuso e garantir processos sustentáveis que não agridam ao meio ambiente; otimizar o uso da água, reduzir o descarte de efluentes em corpos hídricos; além de mitigar problemas decorrentes de alagamentos e inundações; dentre outros.

Segundo o setor de Água e Saneamento da Ramboll Brasil, a adoção do Smart Water pode gerar uma economia de até 70% no consumo de água para as empresas.

“É importante destacar que a economia vem aliada com o uso racional e sustentável. Não apenas identificar perdas e vazamentos, mas ir além, adotando, por exemplo, processos de reuso ou reciclagem da água, somados à implantação de softwares para otimizar a gestão hídrica. A tecnologia torna-se um importante aliado nesse momento de crise hídrica”, reforça Paula.

ESG
Com o conceito de ESG (sigla em inglês para social, ambiental e governança) ganhando cada vez mais força e protagonismo, o uso consciente da água por parte de empresas, indústrias e agricultura torna-se um elemento diferenciado para os negócios. “Já identificamos empresas, que buscando aprimorar seu ESG, estão investindo no conceito de Smart Water como diferencial”, contextualiza a líder do setor de Água e Saneamento da Ramboll.

SOBRE A RAMBOLL
Ramboll é uma empresa líder em engenharia, arquitetura e consultoria fundada na Dinamarca em 1945. Com 16 mil engenheiros, designers e consultores, provê soluções sustentáveis em edifícios, transporte, planejamento e urbanismo, água, meio ambiente e saúde, energia e consultoria. Em todo o mundo, combina a experiência local com uma expertise global para criar cidades e sociedades sustentáveis. No Brasil, está presente em São Paulo (Capital e Valinhos), Rio de Janeiro, Minas Gerais (BH) e Espírito Santo, com projetos em toda a América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono