Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Smart Water reduz custos durante a crise hídrica

Conceito de Smart Water surge como uma solução para redução de custos e otimização de operações nas empresas

A crise hídrica está impactando diversos setores da sociedade, com o aumento das tarifas de energia elétrica. Para as empresas, o cenário é ainda pior, em função das dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid 19 e do alto custo de energia e água, que podem impactar suas operações. Buscando formas de economizar e otimizar suas atividades, algumas empresas estão recorrendo às soluções eficientes, sustentáveis e automatizadas.

“O conceito de Smart Water é fundamentado em um tripé formado pelo uso eficiente e sustentável da água; pela aplicação de estruturas verdes, baseadas na natureza; e a gestão integrada de dados”, explica Paula Vilela, líder do setor de Água e Saneamento da Ramboll Brasil, braço nacional de uma das maiores consultorias ambientais do mundo. “Com a adoção dessas práticas, as empresas reduzem efetivamente o consumo de água, com otimização de processos agregados às melhorias operacionais”, completa.

Voltada especificamente para empresas e indústrias, a solução integrada de Smart Water tem como objetivos reduzir o desperdício; incentivar a prática do reuso e garantir processos sustentáveis que não agridam ao meio ambiente; otimizar o uso da água, reduzir o descarte de efluentes em corpos hídricos; além de mitigar problemas decorrentes de alagamentos e inundações; dentre outros.

Segundo o setor de Água e Saneamento da Ramboll Brasil, a adoção do Smart Water pode gerar uma economia de até 70% no consumo de água para as empresas.

“É importante destacar que a economia vem aliada com o uso racional e sustentável. Não apenas identificar perdas e vazamentos, mas ir além, adotando, por exemplo, processos de reuso ou reciclagem da água, somados à implantação de softwares para otimizar a gestão hídrica. A tecnologia torna-se um importante aliado nesse momento de crise hídrica”, reforça Paula.

ESG
Com o conceito de ESG (sigla em inglês para social, ambiental e governança) ganhando cada vez mais força e protagonismo, o uso consciente da água por parte de empresas, indústrias e agricultura torna-se um elemento diferenciado para os negócios. “Já identificamos empresas, que buscando aprimorar seu ESG, estão investindo no conceito de Smart Water como diferencial”, contextualiza a líder do setor de Água e Saneamento da Ramboll.

SOBRE A RAMBOLL
Ramboll é uma empresa líder em engenharia, arquitetura e consultoria fundada na Dinamarca em 1945. Com 16 mil engenheiros, designers e consultores, provê soluções sustentáveis em edifícios, transporte, planejamento e urbanismo, água, meio ambiente e saúde, energia e consultoria. Em todo o mundo, combina a experiência local com uma expertise global para criar cidades e sociedades sustentáveis. No Brasil, está presente em São Paulo (Capital e Valinhos), Rio de Janeiro, Minas Gerais (BH) e Espírito Santo, com projetos em toda a América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

Posts Relacionados

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara

Tecnologia brasileira para transporte público sustentável é destaque em evento internacional

Diário da Cidade

PT perde ação de dano moral contra Luciano Hang

Diário da Cidade

CBF anuncia Kwai como novo patrocinador das seleções femininas e masculinas

PL quer restringir direito de dirigir a agressores de mulheres

Correios, Viracopos e Receita Federal iniciam projeto para embarque de carga internacional