Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Soluções para isolamento de tubulação reduzem ruído dos sistemas hidrossanitários em apartamentos

Soluções para isolamento de tubulação reduzem ruído dos sistemas hidrossanitários em apartamentos

Quem mora em apartamento sabe: nem sempre é fácil garantir o descanso depois de um longo dia de trabalho, por conta do intenso ruído vindo do vizinho. E o incômodo, que não tem hora, muitas vezes vem da tubulação hidrossanitária, que envolve desde a descarga até a torneira aberta na madrugada.

Para reduzir o desconforto acústico destes espaços estão surgindo no setor de construção algumas soluções que focam no isolamento do barulho comum entre uma unidade de moradia e outra. É o caso das mantas desenvolvidas pela Ecofiber na linha Hydro.

O produto foi criado com base no que diz a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que lançou em 2013 a NBR 15.575, prevendo o uso de componentes que garantam maior conforto acústico nas edificações. “Essa manta pode ser aplicada em toda a tubulação da obra e reduz significativamente o ruído causado pela vazão da água. Como é produzida com lã de pet, tem alta durabilidade e um custo-benefício em longo prazo que ainda agrega mais valor ao imóvel”, destaca João Adriano Filho, gerente comercial da Ecofiber.

Especializada em produtos para isolamento, a marca está presente em diversas construtoras do país. “Além de ser uma obrigação, as empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do tema para o consumidor. Temos uma rotina bastante turbulenta e o descanso é essencial para a saúde. Com soluções como esta, as obras têm se tornado mais interessantes já no momento da compra do apartamento, pois o cliente tende a buscar um espaço que ofereça a ele o máximo de conforto. E isso já começa na estrutura do local”, destaca.

O que diz a norma
De acordo com a NBR 15.575, o volume máximo de sons que devem chegar de um ambiente a outro varia entre 35 e 45 decibéis (dormitórios) e entre 40 e 50 decibéis (salas de estar). Isso equivale ao som de uma conversa normal ou de trânsito leve. De um banheiro para outro cômodo vizinho, por exemplo, deve ser inferior a 42 decibéis. “Normalmente, em prédios mais antigos, o barulho do sistema hidrossanitário ultrapassa este limite. Isso é comum por conta da pressão da água, que também é importante para a eficiência do sistema. Por isso, a manta é a melhor saída para se abafar o som, mantendo a eficácia necessária nas tubulações dos prédios”, conclui João.

Posts Relacionados

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados

Dia Internacional do Milho: sabor tipicamente brasileiro é ingrediente para todo tipo de bolo

Workshop sobre mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social reúne convidadas em Itajaí

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis