Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Sommelier de Cervejas é reconhecido como profissão no Brasil

Inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações abre caminho para a formalização e favorece a profissionalização do setor 

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério da Economia, terá a categoria Sommelier de Cervejas. O documento centraliza, descreve e classifica todas as profissões do mercado de trabalho brasileiro. Em resumo, é onde acontece o reconhecimento de uma determinada ocupação no país. A inclusão será feita a partir da atualização publicada no início de 2022.

Além de uma solicitação formal, a adição de novas ocupações passa por painéis de convalidação que ouvem profissionais que atuam na profissão requerida. A última reunião aconteceu de forma online no dia 11 de março de 2021.

Entre os participantes, estiveram integrantes da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), do Ministério de Agricultura (Mapa) e a coordenadora de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Fernanda Bressiani, além do professor da instituição, José Padilha. Desde 2014, a ESCM já formou mais de 820 Sommeliers de Cervejas com diploma internacional pela Doemens Akademie, maior referência internacional na formação da categoria. Também oferece o curso de Mestre em Estilos, para os profissionais já formados que querem se aperfeiçoar na área.

De acordo com Fernanda, essa conquista reflete o momento de expansão que a cerveja artesanal vive no Brasil. “De 2010 para 2019, o número de cervejarias passou de 226 para 1.209, de acordo com o Mapa. A quantidade de marcas e opções praticamente quintuplicou em uma década. O Sommelier de Cervejas tem um papel fundamental nesse mercado, já que faz a interface da produção com o consumidor. É um disseminador muito importante da cultura cervejeira. Portanto, esse é um reconhecimento para todos que integram essa cadeia”, comenta.

Entre as atribuições do Sommelier de Cerveja estão a organização de eventos de harmonização e degustação, elaboração de cartas de cerveja, acompanhamento da qualidade da bebida no ponto de venda, treinamento de equipes de atendimento e seleção de rótulos para distribuidoras e importadoras, além da orientação do consumidor para um consumo que priorize a qualidade.

A titulação Sommelier de Cerveja – além de Sommelier de Cachaça e Sommelier de Saquê – será incluída com o código 5134-10, na família ocupacional 5134, que trata dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

Sobre a ESCM

Com mais de 10 mil alunos formados em seis anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.

Posts Relacionados

Modelos ousam no OnlyFans e lançam ensaio lésbico na plataforma

Diário da Cidade

Psicóloga Ana Paula Majcher aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

Ação de Dia das Mães do Bistek tem série em vídeo com influenciadora digital

Lançamento de filtro no Instagram e projeto digital inédito no mês de maio

Hospital de Olhos Sadalla inaugura sua versão 4.0 em clínica inteligente com tecnologia de ponta

Promoção de Dia das Mães sorteia carro zero para quem contratar seguro de vida com Sicoob

Aussie Grill lança promoção em parceria com a Brahma

Conviver consigo mesmo está sendo uma tarefa difícil?

Diário da Cidade

Arte e criatividade conferem personalidade a presentes do Dia das Mães no Porto Belo Outlet Premium

Diário da Cidade

1º CORRE E PEDALA VIRTUAL PELA INCLUSÃO

Angélica vende peças de seu guarda-roupa em live shop beneficente e arrecada R$19 mil em 24 horas

Coisa de Mãe é Coisa Nossa: Guaraná Antarctica convoca Adriana Esteves para interpretar cenas cotidianas das mães brasileiras

Gatas do Flamengo e do Internacional posam juntas e falam sobre rivalidade no campo

Campanha especial de Dia das Mães presenteia clientes com cool bag exclusiva no Itajaí Shopping

Mais de 75% dos turistas aprovam o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a pandemia na região da Costa Verde & Mar

Aquele friozinho está chegando… e sua casa precisa dessas mudanças

Manu Berger assina coleção de sapatilhas para Leonor Shoes

O patinho feio da enocultura? Screw cap tem mais valor do que pensamos

Diário da Cidade

Livro infantil “Independência ou… Confusão” conta momentos da história do Brasil de forma ilustrada e divertida

Dicas para economizar água usando a máquina de lavar