Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

STF decide que é inconstitucional o porte de armas de agentes socioeducativos em Santa Catarina

Instituto Alana, que atuou como amicus curiae do caso, comemora a decisão dos ministros

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em julgamento realizado na última semana de fevereiro, que o porte de armas de fogo para agentes socioeducativos no estado de Santa Catarina é inconstitucional, ao julgar a Arguição Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5359, proposta em julho de 2015 pela Procuradoria Geral da República (PGR). O Instituto Alana, que atuou como amicus curiae no caso (quando uma pessoa ou entidade contribui com seus conhecimentos para auxiliar decisões judiciais), comemora a decisão dos ministros, uma vez que os agentes socioeducativos devem desenvolver uma atuação pedagógica e ressocializadora, e não podem ser confundidos com agentes de segurança dentro ou fora das unidades.

Na decisão, o ministro relator, Edson Fachin, destacou que a medida socioeducativa não tem por escopo punir, mas prevenir e educar, uma vez que os agentes socioeducativos trabalham para garantir às crianças e adolescentes a proteção integral. Apontou, ainda, que as medidas possuem caráter pedagógico, voltado à preparação e reabilitação para a vida em comunidade, formando, portanto, cidadãos. Por isso, permitir o porte de armas para os esses agentes significa reforçar a errônea ideia do caráter punitivo de tal rede de proteção.

“Celebramos essa decisão do STF, pois o porte de armas de fogo para essa categoria está em total desacordo com a doutrina da proteção integral das crianças e dos adolescentes e com a prioridade absoluta desses jovens garantidos pelo Artigo 227 da Constituição Federal. Além disso, são muitos os efeitos que o aumento da circulação de armas de fogo em decorrência da lei poderiam gerar, como o acréscimo de assassinatos, de acidentes domésticos, risco de suicídio, além do agravamento da violência letal contra crianças e adolescentes negros”, ressalta Pedro Hartung, coordenador jurídico do Instituto Alana.

Sobre o Instituto Alana

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina