Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Sucessão empresarial: sucesso do processo requer acompanhamento especializado

Por Flávio Pinheiro Neto*

Situação cada vez mais presente nas empresas brasileiras, a sucessão empresarial ocorre comumente em dois cenários. O primeiro deles acontece quando uma empresa adquire bens ou operação de outra, onde ocorre a passagem de poder ou capital. Já a segunda, mais comum especialmente em negócios familiares, é a entrada de uma nova geração de líderes no comando da empresa. Negócios que passam de pai para filho, do filho ao neto, e se perpetuam ao longo dos anos.

Apesar de muito buscada, a sucessão empresarial dos negócios familiares requer cuidados e nem sempre ocorre em um processo bem-sucedido. Pesquisas apontam, inclusive, que apenas 5% destes negócios chegam à segunda geração. Mais do que preparar herdeiros ou uma equipe profissional para assumir o negócio, este processo requer detalhamento da operação para garantir segurança jurídica para a empresa e os envolvidos.

Importante salientar que, a despeito de todo o processo de formação dos novos líderes, há ainda uma série de decisões burocráticas a serem tomadas. E sem acompanhamento profissional, muitas delas podem resultar em danos financeiros à operação, comprometendo, inclusive, a continuidade do negócio.

Uma das características fundamentais da sucessão empresarial é compreender que a transferência de comando não isenta o novo gestor de dívidas trabalhistas ou tributárias adquiridas anteriormente. Para isso, uma nova sociedade deve ser estruturada e é necessário acompanhamento e aconselhamento jurídico em todo o processo, a fim de resguardar o novo gestor. Também é necessário, ao longo do processo de sucessão, agir com transparência para que a tomada de decisão seja segura, a fim de perpetuar o negócio.

Uma das iniciativas comuns ao longo da transferência de gestão é a criação de conselhos de administração, em que antigos gestores podem apoiar nas decisões para continuidade do negócio, mantendo voz ativa na empresa da qual fazem parte. A definição dessa estrutura, quando bem desenvolvida, pode ser uma saída segura e essencial para o sucesso na perpetuação da empresa e na transição das lideranças.

Mais do que preparar gestores do ponto de vista técnico, cuidar da estrutura do negócio para que haja segurança jurídica ao longo da tomada de decisão é fator crucial para que o negócio não faça parte das estatísticas ainda desanimadoras quando falamos da perpetuação dos negócios.

Sobre o Flávio Pinheiro Neto Advogados
Escritório especializado em soluções jurídicas para diversas áreas da atividade empresarial, o Flávio Pinheiro Neto Advogados conta com profissionais que atuam com direito bancário, direito societário, direito tributário, planejamento sucessório e holding familiar, gestão estratégica de passivo e contencioso. Possui ainda equipe qualificada para apoiar empresas que buscam desenvolver planejamento para gestão de crise através de comitê que avalia a realização de ações para assegurar a saúde financeira do negócio em momentos de instabilidade.

Posts Relacionados

Doença degenerativa do quadril pode afetar jovens

Diário da Cidade

Açougue em Penha inova com ajuda do Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae/SC

Startup de gestão de projetos sociais de SC inicia seu processo de internacionalização

Diário da Cidade

Família de Joinville é destaque em série com Dráuzio Varella

Diário da Cidade

Livro “Beijo de Borboleta” é finalista no Prêmio Ecos da Literatura como Melhor Thriller e Policial

Diário da Cidade

Especialista dá cinco dicas para se organizar financeiramente e passar 2021 no azul

Cielo e Drogaria Iguatemi lançam experiência de pagamento por reconhecimento facial em conjunto com startup catarinense

Treinamento conectado é tema de aulão gratuito no Sul da Ilha de SC

Ferramenta inteligente calcula o valor final de peças artesanais

MPF e Organização Círculos de Hospitalidade promovem debate “Refúgio e Reunião Familiar”

Fundação mantida pela Aurora Alimentos comemora 13 anos

Mais de 800 mil pessoas participaram de algum curso do Progrid em 2020

BusUp recebe investimento de Є5 milhões para expansão de negócios

Empresa catarinense cresce cinco vezes mais que a média nacional

Cuidador de Idosos possibilita ganho de até 3 mil reais mensais (Veja se tem vagas na sua cidade)

Faculdade CNA premia estudantes com um ano de mensalidades grátis

Diário da Cidade

Anjo Tintas é a nova e principal patrocinadora do Criciúma Esporte Clube

Diário da Cidade

Volta às aulas em tempo de covid-19: aprendizado x saúde ocular

Assembleias da Viacredi começam esta semana e seguem até o dia 22 de abril

Moradores podem solicitar a órgãos públicos e concessionárias privadas indenização após acidentes ou para reparação de danos em veículos

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: